Publicado em 8/4/2011 11:44:19 AM

Após 10 anos sem contato irmãos se reencontram em conjunto da Cohab

Oriundos de ocupações irregulares diferentes ambos foram reassentados no Moradias Corbélia

O programa municipal de reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco possibilitou um emocionante reencontro familiar no Moradias Corbélia – empreendimento construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no bairro São Miguel. Os irmãos Avasir e Adão Camargo não se viam há 10 anos e por obra do destino ambos foram reassentados no mesmo conjunto, onde se reencontraram semanas atrás.

Nascidos no município de Agudos do Sul na década de 40, vieram ainda jovens tentar uma vida melhor na capital. O mais velho, Avasir, 68 anos e deficiente visual de nascença, veio já casado com Maria Gomes, companheira dele até hoje. Adão, 64 anos, veio no ano seguinte para trabalhar na construção civil.

Enfrentaram muitas dificuldades e não conseguiram se fixar por muito tempo em nenhum lugar, mas sempre mantinham a proximidade.  Nesse período Adão conheceu a sua esposa, Cassilda, com quem vive até os dias atuais.

Os irmãos moraram em diversas ocupações irregulares em beira de rio, até que se afastaram e perderam o contato, há cerca de 10 anos. A vida levou Adão para a Vila Nápoles, no Fazendinha, onde morava com a esposa, a filha, o genro e seis netos. “Era  sofrido, porque a casa era bem velha, tinha goteira, era muito úmido. Nos dias frios a gente custava a dormir”, lembra.

Já Avasir acabou se instalando na Vila Nova Barigui, no CIC, em uma casa precária na beira do rio. Vivia com a esposa, filho e três netos. “Lá enfrentamos muitas enchentes, chegamos a perder tudo. Qualquer chuvinha e não se saía de casa, ficava ilhado. Mas não tinha outra escolha, a gente tinha que enfrentar”, diz ele.

Destino - Os irmãos Camargo ainda não sabiam, mas em 2009 o destino começaria a operar o reencontro entre eles. Distantes quatro quilômetros uma da outra, as vilas Nápoles e Nova Barigui pertencem à bacia hidrográfica do rio Barigui. Portanto, ambas estavam incluídas no mesmo projeto de reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco.

Famílias cadastradas pela Cohab em 13 vilas desta bacia estão sendo reassentadas no Moradias Corbélia, empreendimento de 555 unidades, localizado no bairro São Miguel. Em março de 2010, a família de Avasir foi beneficiada. Deixaram o barraco em beira de rio e receberam uma casa nova no Corbélia. “Foi uma benção, de lá para cá nossa qualidade de vida é outra. Nada como ter a casa da gente. Só não esperava o que ainda estava por vir”, conta.

Mais de um ano se passou até que chegou a vez de Adão. No final de maio deste ano, ele e a esposa se mudaram para o Corbélia para começar uma vida nova. No mês seguinte, o casal recebeu a visita de Cláudia, enteada de Adão. Ela passeava pelo bairro para conhecer o local onde a mãe estava morando, quando avistou de longe o que parecia ser uma pessoa conhecida.

Chegou mais perto e então teve certeza: era o tio Avasir. Conversaram e logo Cláudia levou o tio para encontrar o irmão mais novo. “Foi uma maravilha, fiquei contente demais em encontrar meu irmão depois de tanto tempo. E desse jeito melhor ainda, cada um com sua casa boa, sem risco de cair. Muita alegria”, disse o mais velho.

Adão também ficou bastante emocionado. “Foi ótimo, ter a família por perto é o que todos querem. Agora um pode ajudar o outro no que precisar. Como eu tenho mais dificuldade em caminhar, então ele que mais vem me visitar”, conta.

Os dois não poupam elogios ao trabalho da prefeitura. “Este é um trabalho muito especial. Tirar as pessoas sofridas de lugares horríveis e trazer para cá. Aqui é uma maravilha de se viver”, diz Avasir, e Adão completa: “muita bondade da prefeitura olhar para os que mais precisam”.

Corbélia - O Moradias Corbélia foi criado para receber famílias de 13 áreas irregulares da margem do rio Barigui e faz parte de uma ação coordenada pela Cohab e Secretaria Municipal do Meio Ambiente para recuperação da faixa de preservação permanente do rio. Após a saída de todas as famílias, a margem do rio Barigui será recuperada e, para impedir uma nova ocupação, ganhará ciclovia, canchas esportivas e equipamentos de recreação.

“O componente ambiental é um diferencial dos projetos de urbanização de vilas que a Cohab está desenvolvendo nos bairros da cidade. As pessoas são nossas prioridades, mas ao tirarmos estas famílias da beira do rio também colaboramos com o meio ambiente”, afirma o presidente da Cohab João Elias de Oliveira.

As 555 moradias têm de 1 a 3 quartos e a distribuição é feita conforme a composição familiar – 480 unidades já foram entregues. A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem. O projeto do empreendimento inclui uma escola, uma creche (CMEI) e uma unidade de atendimento da FAS.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera