Publicado em 8/15/2011 10:30:17 AM

Comunidade em Cores muda cenário da Vila Torres

Projeto já atendeu 136 famílias e outras 300 estão sendo beneficiadas

Uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa Akzo Nobel (fabricante das Tintas Coral) está tornando mais bonito o visual da Vila Torres, antiga ocupação já regularizada, na área central da cidade. O projeto Comunidade em Cores está sendo implantado na vila pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e já beneficiou 136 famílias com obras de reparos e melhorias nas fachadas das casas. Outras 300 estão sendo atendidas.

“Estamos colorindo e dando nova vida à Vila Torres. Uma casa bem pintada eleva a autoestima do morador, e em consequência melhora sua postura como cidadão. Isto valoriza a identidade da comunidade local ao tornar o visual mais agradável”, diz o prefeito Luciano Ducci.

As ações previstas incluem obras de reparos e pintura de fachadas; reforço de estrutura; construção de muros e de alvenaria; substituição de coberturas, esquadrias e portas; recuperação da faixa de preservação do rio Belém; paisagismo; readequação do alinhamento predial; implantação de calçadas; realização de oficinas para treinamento de mão de obra em pintura e de técnicas artísticas para pintura de muros e painéis.

O projeto está sendo executado em etapas. A primeira delas foi concluída em outubro do ano passado e atendeu 66 famílias com melhorias habitacionais, pintura das fachadas e implantação de calçadas. Além disso, uma academia ao ar livre foi instalada na vila, junto a uma cancha poliesportiva.

A segunda etapa está em andamento. De um total de 370 famílias que estão sendo atendidas, 70 já receberam as melhorias. Caso do antigo morador José Sanches, líder comunitário conhecido na região como Baleia.

Ele vive na Vila Torres desde 1965 e afirma que o projeto é a melhor coisa que já aconteceu para a população local. “É um trabalho excelente, está deixando a vila linda. O poder público investe nas melhorias e os moradores dão continuidade ao cuidar do espaço”, afirma ele.

Na casa de Baleia foi consertado o forro, implantada calçada e feita a pintura da fachada. Além do lugar onde mora, ele é proprietário de outro terreno em frente, onde mantém uma casa que abriga moradores de rua.

O local ganhou pintura e muros novos, um espaço de convivência em frente, com bancos e floreira e em breve será construído um banheiro comunitário. “Um lugar para estas pessoas tomarem banho e fazerem sua higiene pessoal com certeza trará mais dignidade a eles”, ressalta o líder comunitário.

Investimento - Os investimentos do município no projeto de revitalização da Vila Torres somam R$ 1,2 milhão e são originários da Cohab e do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS). A este total, deve ser somado mais R$ 100 mil, de investimento da empresa Akzo Nobel.

Além das melhorias nas casas, a parceria também vai patrocinar a realização de cursos de treinamento de mão de obra para trabalhadores da própria comunidade. Também está prevista a realização de oficinas artísticas, com técnicas de grafite, que serão utilizadas para a pintura de painéis e muros.

Histórico - A Vila Torres é uma das mais antigas áreas de ocupação de Curitiba. Ela se formou ao longo do rio Belém, no início da década de 60 e tem localização privilegiada, próxima ao centro e junto a uma das principais vias de acesso à cidade, a avenida das Torres.

Em meados da década de 80, a Cohab executou a regularização fundiária da área e, hoje, ela está quase integralmente legalizada, já que cerca de 90% dos seus moradores têm título de propriedade dos lotes. A urbanização da área também está consolidada, com infraestrutura completa (incluindo rede de esgoto) e oferta de equipamentos comunitários e serviços públicos.

“Mesmo já integrada ao restante da cidade, a Vila Torres ainda carrega um estigma de favela. Com este projeto pretendemos tornar o local mais bonito para reforçar o sentimento de pertencimento na população local e também melhorar a relação com o entorno”, explica o secretário municipal de Política Habitacional, Osmar Bertoldi.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera