Publicado em 9/16/2011 5:09:10 PM

Cohab convoca lideranças para apresentar projeto de reassentamento do Ribeirão dos Padilha

Intervenção envolve famílias das vilas Esmeralda, Rex e Mariana

Lideranças das Vilas Esmeralda, Mariana e Rex estiveram ontem na sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para conhecer detalhes do projeto de reassentamento de famílias em áreas de risco e recuperação ambiental na bacia do Ribeirão dos Padilha.

Inicialmente a intervenção vai acontecer na Área de Preservação Permanente (APP) que corresponde a uma faixa de 20 metros de distância de cada margem do rio, onde vivem irregularmente 259 famílias, muitas de maneira precária.

Elas serão transferidas para o empreendimento Moradias Boa Esperança, que está sendo construído no bairro do Tatuquara, com recursos do programa Minha Casa Minha Vida. O trecho que será desocupado  passará por recuperação ambiental com  limpeza, plantio de árvores e implantação de equipamentos de lazer.

“Com as famílias vivendo tão próximas ao rio não é possível fazer a dragagem, o que facilita a ocorrência de enchentes. Além disso, permanecendo ali os moradores não conseguirão regularizar a propriedade dos seus lotes”, explica a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Neucimary Amaral.

O local onde as famílias serão reassentadas contará com toda infraestrutura de redes de água, esgoto, iluminação, ruas pavimentadas. A região é bem servida de equipamentos públicos, como unidade de saúde, creche e escola.

O serviço social da Companhia fará um acompanhamento por seis meses após a mudança, para entre outras ações auxiliar no processo de adaptação das famílias à nova moradia e espaço comunitário, além de inseri-las nos serviços, programas, projetos e beneficíos da rede social.

A moradora da Vila Mariana, Zila Fernandes, 43 anos, não vê a hora de sair da área de risco. “Quero mudar o quanto antes, pois temos muito medo quando chove. Já sofremos demais com enchentes e sonhamos com o dia em que iremos para um local seguro“, conclui.

O projeto da Cohab de intervenção na bacia do Ribeirão dos Padilha conta ainda com o reassentamento de 108 famílias que vivem na ocupação irregular Vila Xisto. Somados os investimentos da prefeitura e governo federal para reassentamentos, obras de urbanização, recuperação ambiental e trabalho social chega-se ao valor de R$ 22,8 milhões.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera