Publicado em 9/29/2011 6:20:29 PM

Cohab vai fazer a depuração de 60 mil contratos de mutuários da Cohapar

A prestação deste serviço está previsto em termo de cooperação firmado entre as duas companhias habitacionais

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) vai auxiliar a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) no trabalho de depuração de 60 mil contratos do Sistema Financeiro da Habitação (SFH). O objetivo é identificar o saldo dos contratos para habilitação ao crédito do FCVS (Fundo de Compensação de Variação Salarial).

A prestação deste serviço está previsto em termo de cooperação firmado entre as duas companhias habitacionais, esta semana. O documento foi assinado pelos presidentes Ibson Campos, da Cohab, e Mounir Chaowiche, da Cohapar.Também participou da assinatura o secretário municipal de habitação, Osmar Bertoldi.

O FCVS é um fundo instituído no âmbito do SFH na década de 60 para cobrir a defasagem entre os pagamentos realizados pelos mutuários e a amortização do saldo devedor. O fundo era alimentado com um percentual calculado sobre o valor da prestação e servia para cobrir resíduos ao final do contrato.

As companhias habitacionais que operavam nesta época como agentes financeiras do SFH têm direito a se habilitar, ao final dos contratos, à cobertura do FCVS, mas foram poucas as Cohabs em todo país que conseguiram este crédito.

A Cohab Curitiba foi uma das quatro companhias, entre as 34 existentes, que obteve sucesso na habilitação junto ao FCVS. Até 2008, foram depurados 37 mil contratos de mutuários da Companhia. “O trabalho é bastante minucioso, porque exige o levantamento do histórico de cada contrato. A Cohab criou uma sistemática que pode servir de modelo para outras companhias”, disse Campos.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera