Publicado em 10/4/2011 3:10:31 PM

Curitiba assina convênio com departamento de Tolima, da Colômbia

O convênio visa a reprodução de experiências bem sucedidas do programa habitacional curitibano

O programa habitacional de Curitiba vai servir de referência para a elaboração de um projeto de urbanização, melhoria das condições de habitação e construção de moradias do Departamento de Tolima, na Colômbia. O convênio que estabelece o intercâmbio de experiências foi assinado nesta segunda-feira (03), em Brasília, entre a Prefeitura e o governo de Tolima, com o aval da Agência Brasileira de Cooperação - órgão ligado ao Ministério de Relações Exteriores - e da Agência Presidencial para Ação Social e Cooperação Internacional, do governo colombiano.

“Em Curitiba, a política habitacional tem o diferencial da vinculação às demais políticas de desenvolvimento urbano e esta experiência pode servir como base para a elaboração de projetos em cidades que querem enfrentar o problema da precariedade nas condições de moradia de sua população”, diz o prefeito Luciano Ducci.

O departamento de Tolima - designação que corresponde à de um estado na federação brasileira - está localizado na região central da Colômbia. O departamento tem 47 municípios e uma economia de base agrícola, ligada à produção de café, um dos principais produtos da pauta de exportações colombianas.

A atuação habitacional - foco do convênio assinado com a prefeitura de Curitiba - é um dos principais pontos de um plano de desenvolvimento urbano, econômico e social batizado de “Prosperidade para todos”, que está sendo desenvolvido pelo governo de Tolima.  O grande desafio do governo de Tolima é enfrentar o défict habitacional estimado em 1,2 milhão de moradias e a precariedade de infraestrutura que afeta 40% dos domicílios do país.

De acordo com o documento do governo colombiano, Curitiba foi escolhida para a cooperação técnica porque “é um modelo de gestão e organização urbana, com a vinculação entre planejamento e moradia, respeito ao meio ambiente, preocupação com espaços públicos e desenvolvimento sustentável”.

O convênio prevê o intercâmbio entre técnicos de Curitiba e do governo de Tolima e a produção, ao final, de uma manual de boas práticas de habitação sustentável.

Assinaram o convênio o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba, Ibson Campos, o diretor da Agência Brasileira de Cooperação, ministro Marco Farini, e a coordenadora de cooperação Sul-Sul do Ministério de Relações  Exteriores da Colômbia, Rosangela Correa.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera