Publicado em 10/19/2011 3:49:12 PM

Moradores aprendem a fazer sabão a partir de óleo de cozinha usado

Receita gera economia para as famílias e contribui com o meio ambiente

Moradores do empreendimento Moradias Laguna, no Tatuquara, participaram de uma oficina onde aprenderam a fabricar sabão em barra a partir de óleo de cozinha usado. A atividade reuniu participantes do programa Família Curitibana, cadastrados pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Laguna.

“A Prefeitura de Curitiba valoriza bastante a questão ambiental. Óleo descartado de maneira incorreta acaba poluindo os rios. Para evitar isto, nós já temos o programa Câmbio Verde, no qual a população pode trocar 2 litros de óleo de cozinha usado por 1 quilo de alimento. Com o uso das sobras de óleo para fazer sabão, diminuiremos ainda mais o descarte incorreto, além de possibilitar economia para as famílias”, diz o prefeito Luciano Ducci.

O Moradias Laguna é um conjunto de 479 casas, construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para reassentar famílias que viviam em situação de risco social na Vila Terra Santa, também no Tatuquara.

Já totalmente ocupado, o conjunto ainda está recebendo acompanhamento do serviço social da Companhia.

“Além de entregar as casas, a Cohab permanece na área após a ocupação para dar suporte e orientações a estas famílias que iniciam uma nova vida. Cada projeto conta com assistentes sociais e técnicos ambientais que atendem a comunidade. Iniciativas como esta da produção de sabão caseiro auxiliam na integração dos moradores, preservam o meio ambiente e reduzem os gastos das famílias”, afirma o presidente da Cohab, Ibson Campos.

Trabalho conjunto - A atividade de orientação aos moradores à fabricação de sabão caseiro a partir de óleo de cozinha usado é fruto da parceria entre diferentes secretarias municipais. A oficina aconteceu no CRAS Laguna e teve o suporte de técnicos da Cohab e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na mobilização das famílias.

Caso da dona de casa Rosa Felisbino Ribeiro, 60 anos. Moradora do Laguna desde maio deste ano, ela gostou muito da oficina. “Achei ótimo, aprendi bem direitinho e já estou guardando o óleo usado. Antes eu jogava fora porque não sabia o que fazer, mas agora vou fazer o sabão”, garante.

O sabão feito no dia da oficina foi distribuído para os participantes testarem em casa. “É uma beleza, to usando para lavar a louça e as roupas. Deixa os panos de prato bem branquinhos e também serve para arear as panelas. Não vejo a hora de fazer os meus”, diz Rosa.

Para a fabricação de 40 barras de sabão são necessários cinco litros de óleo usado e outros componentes que devem ser aplicados com orientação. “É uma ideia que integra a comunidade, pois os vizinhos podem juntar o óleo guardado e fazer o sabão em parceria. Fortalecem-se os laços, além de gerar economia e preservar nossos rios”, finaliza o presidente da Cohab, Ibson Campos.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera