Publicado em 11/9/2011 5:04:15 PM

Moradores participam de oficina de aproveitamento total dos alimentos

Objetivo é reduzir desperdício e possibilitar em uma alimentação saudável

Moradores do empreendimento Residencial Santa Mônica, no Sítio Cercado, participaram de uma oficina onde aprenderam receitas que visam o aproveitamento total dos alimentos. A atividade é parte do trabalho social realizado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) após a ocupação dos conjuntos.

“Além de entregar as casas e apartamentos, a Cohab permanece no local após a ocupação para dar suporte e orientações às famílias que iniciam uma nova vida. Cada projeto conta com assistentes sociais e técnicos ambientais que prestam atendimento à comunidade”, explica o presidente da Cohab, Ibson Campos.

O Residencial Santa Mônica, com 48 apartamentos, foi construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida e entregue em março deste ano para famílias inscritas na fila da Cohab e também para moradores que viviam em situação de risco social. Técnicos da Cohab prestam atendimentos como auxílio na gerência do condomínio, atividades recreativas, cursos e oficinas.

A oficina de aproveitamento total dos alimentos, ministrada em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento, aconteceu nesta terça-feira (08) no salão de festas do próprio empreendimento e contou com a participação de 14 famílias. “São dicas simples e práticas que possibilitam uma alimentação saudável e evitam o desperdício”, explica a técnica Diane Gonzaga.

Na ocasião, os participantes aprenderam a fazer suco de cenoura com limão e utilizando os resíduos fizeram uma broa nutritiva de cenoura.  As cenouras batidas sem descascar no liquidificador com água e o limão servem para o suco, e após coar, os resíduos são utilizados na receita da broa.

A moradora Adriana Owsiany aprovou as receitas e garante que vai utilizá-las no dia a dia. “Eu sempre tirava a casca da cenoura, mas aqui explicaram que assim ela perde os nutrientes. Foi muito bom o curso, sempre que fizerem eu vou participar”, ressalta.

Já a participante Iolanda Fernandes afirma que já utiliza técnicas de reaproveitamento, mas sempre é bom aprender coisas novas. “Eu faço bolo com casca de banana, frito a casca da batata, faço patês com os talos de brócolis e couve-flor. Não desperdiço nada, mas essas receitas com cenouras eu não conhecia. Tanto o suco como a broa ficaram uma delícia”, disse.

Além das receitas com cenoura, os participantes aprenderam a fazer suco de beterraba com limão e couve com limão. Utilizando os resíduos do limão é possível fazer biscoitos. “A ideia é reduzir o desperdício, além das receitas que ensinamos, também explicamos que os resíduos podem ser usados em saladas, farofas, massas, panquecas e no que mais a imaginação mandar”, diz Diane.

No dia 7 de dezembro a oficina será realizada no Residencial Caiobá, também no Sítio Cercado.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera