Publicado em 12/2/2011 4:21:17 PM

Mais 43 famílias garantem acesso a moradias dignas

Sorteio definiu a ocupação das próximas unidades a serem entregues na Vila Pantanal.

Um sorteio realizado na manhã desta sexta-feira (02) definiu a ocupação de 43 unidades habitacionais que já estão prontas na Vila Pantanal, ocupação irregular localizada no bairro Alto Boqueirão. As casas serão entregues conforme as ligações das redes de água e esgoto sejam efetuadas. Na próxima terça-feira (06), seis famílias já fazem as suas mudanças.

“Estas famílias deixam uma área de risco social, onde enfrentam muitas dificuldades e passam a viver em imóveis de boa qualidade em local sem risco de alagamentos e com boa infraestrutura. A Prefeitura está trabalhando para que esta população recomece as suas vidas com maior dignidade”, afirma o prefeito Luciano Ducci.

A Vila Pantanal é uma das 43 áreas irregulares da cidade onde a Cohab está executando projeto de urbanização e retirando famílias que moram nas margens de rios. A Vila, com 768 domicílios é uma das mais precárias ocupações de Curitiba, pois sua localização, próxima à Área de Preservação Ambiental (APA) do Iguaçu, impedia a execução de infraestrutura e melhorias no local.

Serão reassentadas em novas casas 334 famílias, enquanto as demais 434 que estão em local que não oferece riscos permanecem onde estão e serão atendidas com obras de urbanização. Com a entrega das próximas 43 unidades chega a 168 o número de famílias reassentadas.

Recomeço - A zeladora Deonilda dos Santos, 41 anos, mora há 8 anos na Vila Pantanal com os cinco filhos. A família vive em uma precária casa de madeira em local que sofre com alagamentos. “Quando chove junta muita água por baixo da casa. Tem também o problema dos ratos e dos insetos”, comenta.

A ela foi destinada uma casa de três quartos. “Estou muito contente. Quero deixar minha casa bem bonita, sempre arrumada. Aqui onde moramos não tem jeito de manter limpo. Não vejo a hora da mudança, para nós vai ser um recomeço”, destaca.

O casal Leandro e Joelma Lemes vive com o filho de um ano em um quarto na casa da mãe dela. “Não tem espaço para nada, é uma situação muito difícil”, conta ela. Atendidos com uma nova unidade eles já fazem planos. “Vamos poder comprar móveis e montar o nosso próprio canto. O melhor de tudo é a garantia de saber que teremos o que deixar para o nosso filho”, diz Joelma.

Renilson e Maria José Miranda moram há 14 anos na Vila Pantanal com um casal de filhos. “Vivemos em um beco onde não chega carro, quem dirá caminhão de coleta de lixo. Como é perto do rio poluído nós sofremos com o mau cheiro e os ratos”, conta ele.

O casal será reassentado já na próxima terça-feira (06) e não consegue esconder a alegria. “É muita felicidade, nossa vida vai mudar. Já vou providenciar a cerâmica para o piso e ano que vem pretendemos aumentar, fazer mais um quarto. Nem acredito, parece um sonho”, finaliza ela.

Urbanização - A Vila Pantanal, ocupada desde a década de 80, está passando pela maior transformação de sua história. As obras têm um custo global de R$ 10,1 milhões, com recursos da Prefeitura e financiamentos contratados pelo município junto ao programa Pró-Moradia (linha do governo federal que usa dinheiro do FGTS) e ao Fonplata (organismo financeiro internacional que atua nos países da bacia do rio da Prata, na América do Sul). O retorno dos dois financiamentos ficará sob responsabilidade da Prefeitura.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera