Publicado em 12/5/2011 10:24:41 AM

Prefeito participa da conclusão do projeto social no Moradias Itaqui

Na ocasião Luciano Ducci anunciou melhorias para o bairro Tatuquara.

 O prefeito Luciano Ducci anunciou neste sábado (3) uma série de melhorias no Tatuquara, entre obras de educação, saúde, esporte e infraestrutura, durante encontro com moradores. O encontro marcou a conclusão do projeto social da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) no conjunto Moradias Itaqui, entregue em 2010, onde residem 314 famílias que estavam inscritas no programa habitacional do município.

“A construção destes grandes conjuntos habitacionais gera uma transformação social na cidade. Moradias dignas mudam a vida das pessoas e, além de casas, a região do Tatuquara está recebendo muitos investimentos. A partir de março do ano que vem a Regional Pinheirinho será dividida para criarmos a Regional Tatuquara, com terminal de ônibus, Rua da Cidadania e unidade de saúde 24 horas”, anunciou o prefeito.

“Hoje é um dia muito especial, um dia de festa. Há dois anos as primeiras famílias vieram para o Itaqui e hoje apresentamos a associação de moradores, que vai representar a comunidade na busca de seus desejos”, afirmou Luciano Ducci. O prefeito, atendendo a pedidos da comunidade, também anunciou para março de 2012 uma academia ao ar livre na região.

O prefeito citou outras obras que vão beneficar os moradores do Tatuquara, como o metrô. “Vocês terão uma estação bem próxima, para rápido deslocamento até o centro. Também estão em obras duas creches na região”, acrescentou. Luciano Ducci ainda pediu aos moradores que aproveitem a cidade no mês de Natal. “Curitiba está muito bonita, com várias atrações no Centro”.

Participaram do encontro com moradores os secretários municipais de Habitação, Osmar Bertoldi, e da Pessoa com Deficiência, Irajá de Brito Vaz, o presidente da Cohab, Ibson Campos, o administrador regional do Pinheirinho, Fernando Janz, a presidente da Associação de Moradores do Itaqui, Silvana Perpétua de Macedo, que falou em nome dos moradores, e o vereador Professor Galdino.

Trabalho social - O projeto de trabalho técnico social da Cohab faz parte do processo de atuação da Companhia, juntamente com a construção das casas. A ação do serviço social começa ainda na fase de obras e acompanha as famílias na etapa pós-ocupação das unidades, até que os vínculos de vizinhança da comunidade se estabeleçam e que seja criada a ligação dos moradores com o local onde estão inseridos.

Na prática, a conclusão do projeto social no Moradias Itaqui, significa uma espécie de atestado de “maioridade” da comunidade, que, a partir de agora, ganha autonomia para caminhar com suas próprias pernas. Um importante passo neste sentido é a instituição da Associação de Moradores do conjunto, atualmente na etapa de registro, com presidente já eleita.

O projeto de trabalho técnico social se desenvolve paralelamente às obras do empreendimento, antes, durante e depois da ocupação das unidades. O principal objetivo é dar sustentabilidade à intervenção, garantindo a permanência das famílias na área, a melhoria da qualidade de vida da comunidade, a inserção dos moradores na rede de proteção social do município e a promoção social.

Osmar Bertoldi destacou o trabalho intersetorial. “Habitação não é só entregar moradia. É um trabalho muito bem articulado envolvendo diversas secretarias para atender os moradores. Cuidar da cidade é como cuidar da nossa casa, as tarefas nunca acabam, sempre precisa fazer algo. E por isso esta região está recebendo tantas obras”, disse o secretário.

Os projetos do programa habitacional são coordenados pela Cohab e desenvolvido em parceria com outros órgãos da Prefeitura e inclui, entre outras ações, a oferta de cursos profissionalizantes, atividades recreativas e culturais, educação alimentar e educação ambiental.

A dona de casa Maria do Carmo Barbosa participou de um curso de jardinagem promovido pela Cohab e Secretaria do Meio Ambiente. “Foi ótimo, aprendi técnicas que pude aplicar no jardim da minha casa e está uma maravilha”, conta.

A moradora Silvana Carvalho vive no Moradias Itaqui desde março do ano passado com a filha de 13 anos. Ela é bastante satisfeita com o atendimento que recebeu da Prefeitura. “É excelente, para mim que pagava aluguel para morar no Sítio Cercado, ter a minha casinha por metade do valor da parcela é um sonho. E cada vez mais a Prefeitura vai investir no bairro, isto vai melhorando nossa vida”, destaca.

A festa que marcou a conclusão do projeto social no Moradias Itaqui contou com a presença de várias secretarias municipais. Entre as atividades para toda a família, brinquedos, jogos e pinturas faciais para as crianças, exames de saúde, cortes de cabelo e manicure gratuitos, além de campanha contra a dengue.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera