Publicado em 1/25/2012 5:46:51 PM

Cohab retoma obra para reassentamento de 145 famílias no Cajuru

Moradias Serra do Mar vai abrigar moradores de área de risco na Vila Autódromo.

As obras para construção de 145 unidades habitacionais no Cajuru estão em ritmo acelerado. O Moradias Serra do Mar está sendo construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para reassentar famílias que vivem em situação de risco social na Vila Autódromo, situada no mesmo bairro.

O projeto está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município. A Prefeitura suplementou recursos para garantir a execução das obras, pois o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A construção das casas e sobrados representa investimentos de R$5,8 milhões, dos quais R$3 milhões são recursos do orçamento municipal.

“O aquecimento na construção civil ocorrido nos últimos dois anos resultou em aumento no custo dos materiais e da mão de obra e isso teve reflexo direto no orçamento dos empreendimentos. Estes fatores causaram a paralisação da obra e nos obrigaram a fazer nova licitação para contratar outra empresa. Resolvido este impasse, a obra hoje caminha bem e logo entregaremos as primeiras unidades”, afirma o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi.

Projeto -  Na Vila Autódromo foram cadastradas pelo serviço social da Cohab 261 famílias. A proposta de intervenção física prevê o reassentamento de 145 famílias para o Moradias Serra do Mar, que está sendo construído nas proximidades da ocupação. As famílias serão reassentadas de forma gradativa, conforme as unidades fiquem prontas. Ao todo serão 95 casas de um a três quartos e 50 sobrados de dois quartos, distribuídos conforme composição familiar.

Outras 116 famílias permanecerão na área de origem e serão atendidas com obras de infraestrutura, além da regularização fundiária. Dentre os moradores que estão em situação menos precária e permanecerão na área de origem, seis receberão melhoria habitacional e construção de unidade sanitária. Todos serão beneficiados com rede coletora de esgoto.

“Estas 261 famílias deixarão uma condição insalubre e serão inseridas na cidade formal. Tanto as reassentadas quanto as que receberem obras de infraestrutura aumentarão a qualidade de vida e consequentemente a autoestima e o sentimento de pertencimento e orgulho do local onde vivem”, ressalta o presidente da Cohab, Ibson Campos.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera