Publicado em 2/9/2012 5:43:18 PM

Duas escolas estão em obras para atender famílias reassentadas

Os equipamentos serão implantados no Moradias Corbélia e no Parolin

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está construindo duas escolas municipais, nos conjuntos Moradias Corbélia e Parolin, para atender famílias reassentadas. As obras fazem parte dos projetos de urbanização de favelas e reassentamento de famílias de áreas de risco do município.

“Nosso programa habitacional não oferece somente moradia digna. Nos empreendimentos construídos para reassentamento em que é detectada a necessidade, a Cohab inclui nos projetos a construção de equipamentos para atender os novos moradores e incentivá-los a permanecer no local. São creches, escolas e unidades da FAS. Com tudo isto perto de casa, aumenta a qualidade de vida das famílias”, explica o presidente da Cohab, Ibson Campos.

Para construção da escola municipal do Moradias Corbélia estão sendo investidos R$ 1,1 milhão, recursos da Prefeitura e do governo federal. O equipamento está em obras num terreno de 7,3 mil metros quadrados e a previsão de entrega é para o segundo semetre de 2012. Serão 10 salas de aula, além de biblioteca, sala de informática, quadra poliesportiva, pátio e sanitários.

O Moradias Corbélia, com 555 unidades habitacionais, foi construído para reassentar famílias que viviam em situação de risco em 12 vilas que pertencem à bacia do Rio Barigui. Além da escola, o empreendimento já conta com um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e também ganhará uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS).

Já a escola do Parolin representa investimento de R$ 1,7 milhão com prazo de entrega também para o segundo semestre de 2012. A escola está sendo construída em um terreno de 4,9 mil metros quadrados e vai contar com  14 salas de aula, área administrativa, cozinha, refeitório, sanitários, pátio coberto, e quadra poliesportiva.

O projeto de urbanização da Vila Parolin – a mais antiga ocupação irregular da cidade – atende um total de 1.546 famílias, das quais 716 estão sendo reassentadas em novas moradias. A intervenção da Cohab na vila inclui um barracão para reciclagem (em fase final de obras) e para complementar a Prefeitura está construindo um CMEI e uma Unidade de Saúde.

Intersetorialidade
Após a conclusão das obras das duas escolas, a Cohab entregará as construções para a Secretaria Municipal de Educação, que ficará responsável pelo funcionamento dos equipamentos. “A intersetorialidade é a marca do programa de urbanização de favelas e reassentamento de famílias em situação de risco. É um trabalho conjunto de diversas secretarias e órgãos da Prefeitura que possibilita moradias de qualidade, recuperação ambiental de áreas ocupadas indevidamente e garantia às famílias de inclusão nos serviços públicos”, afirma Ibson Campos.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera