Publicado em 2/16/2012 4:47:22 PM

Cohab retoma obra no Ganchinho para reassentamento de 184 famílias

Moradias Jandaia já abriga 221 famílias que viviam em áreas de risco.

As obras para construção de 184 unidades habitacionais no Ganchinho caminham em ritmo acelerado. O Moradias Jandaia está sendo construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para reassentar famílias que vivem em situação de risco social nas Vilas Osternack, Campo Cerrado, 23 de Agosto, Ulisses Guimarães e Vila Nova.

O projeto do empreendimento Moradias Jandaia prevê um total de 405 unidades, das quais 221 já foram entregues, restando as 184 que estão em obras. As unidades têm até três quartos e a destinação de cada uma delas é definida em função da composição familiar. O conjunto fica em região atendida por equipamentos como escola, unidade de saúde, creche, CRAS e Armazém da Família.

O projeto está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município. A Prefeitura suplementou recursos para garantir a execução das obras, pois o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A construção das casas e sobrados representa investimentos de R$6,17 milhões, dos quais R$3 milhões são recursos do orçamento municipal.

“O aquecimento na construção civil ocorrido nos últimos dois anos resultou em aumento no custo dos materiais e da mão de obra e isso teve reflexo direto no orçamento dos empreendimentos. Estes fatores causaram a paralisação da obra e nos obrigaram a fazer nova licitação para contratar outra empresa. Resolvido este impasse, a obra hoje caminha bem”, afirma o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi.

Infraestrutura - Além da construção das casas e sobrados, a Cohab está implantando no local a rede de drenagem e a pavimentação das ruas do conjunto, no total de 1,5 quilômetro. Na Vila 23 de Agosto, nas proximidades do empreendimento, a Companhia também executou obras de infraestrutura para atender a população que permaneceu no local. Foi implantada rede de drenagem e pavimentação de ruas em 3,2 quilômetros.

O pedreiro Gilberto Grisotte, 55 anos, é morador da Vila 23 de Agosto, enquanto sua filha foi reassentada no Moradias Jandaia. “Ela morava com o marido em área de risco, então foi transferida para o Jandaia. Eu pude continuar lá na vila, que depois das obras da Cohab ficou uma beleza, nem parece o mesmo lugar”, destaca.

Com relação à retomada das obras de construção das casas do Moradias Jandaia ele também comemora. “Vai ficar uma maravilha. Atuação muito boa da Prefeitura aqui. Essas casas vão ser uma benção para as famílias que tanto precisam”, afirma Grisotte.

“Esta obra vai possibilitar que centenas de famílias deixem uma condição precária de moradia e sejam inseridas na cidade formal. Casa digna e proximidade dos equipamentos públicos aumentam a qualidade de vida. Isto faz com que os moradores sintam orgulho do local onde vivem”, ressalta o presidente da Cohab, Ibson Campos.

 

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera