Publicado em 3/29/2012 9:52:03 AM

Luciano Ducci entrega escrituras para 51 famílias em Santa Felicidade

Moradores da vila Santa Helena passam a ser oficialmente proprietários dos terrenos onde vivem

O prefeito Luciano Ducci entregou na noite desta quarta-feira (28) os títulos de propriedade de terrenos para 51 famílias que moram na vila Santa Helena, em Santa Felicidade. A área foi regularizada pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) como parte do plano municipal de regularização fundiária.

"Regularizar uma área é um processo demorado, burocrático, mas graças ao empenho da Cohab e da Prefeitura e apoio das comunidades estamos conseguindo bons resultados. Somente neste mês de março mais de mil famílias estão sendo tituladas e vamos fechar nossa gestão com mais de 10 mil escrituras entregues", disse Luciano Ducci.

A vila Santa Helena começou a ser ocupada na década de 70 em uma área de 10.500 m² formada por lotes públicos e particulares. O local  já se encontra urbanizado e conta com equipamentos públicos no entorno, mas os moradores ainda não tinham as escrituras dos terrenos. Os 51 títulos de propriedade vão atender uma população estimada em 350 pessoas.

Conquista – Iva Morais, Durcília de Almeida e Florinda Fernandes são vizinhas na vila Santa Helena há mais de 30 anos. Não trocam o lugar por nenhum outro no mundo e após tantos anos de espera estavam muito felizes com as suas escrituras. “É a maior felicidade do mundo”, disse Durcília. “Estou no paraíso”, completou Iva. “Estamos esperando por isso há muitos anos, agora tenho a garantia de que a casa ficará para a minha família”, ressaltou Florinda.

Laércio da Silva, 43 anos, é morador local há sete anos. Vive com a esposa Maria Lúcia, uma filha de 19 e um filho de sete. “Conquistar a escritura do terreno é uma coisa sensacional, muita alegria. Hoje é um dia especial, pois estou me tornando oficialmente proprietário do meu terreno. Vou poder fazer a reforma que precismos sem medo. A casa é nossa e ninguém nos tira”, destacou ele.

Estiveram presentes no evento de entrega de escrituras o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi, o presidente da Cohab, Ibson Campos, o secretário municipal de Relações com a comunidade, Fernando Guedes, a administradora Regional de Santa Felicidade, Inês Ultramari e o vereador Aldemir Manfron.

Mais escrituras - No próximo sábado (31) recebem os títulos 91 famílias da vila Yasmin, no Uberaba, e 334 da vila União Ferroviária, no mesmo bairro – destas, 43 foram reassentadas em novas casas e 291 terão seus lotes regularizados. Também no dia 31 serão tituladas 190 famílias que foram reassentadas em novas casas no Moradias Parolin.

Em abril a titulação prossegue e outras 1.137 famílias serão atendidas. Na Vila Terra Santa, no Tatuquara, receberão escrituras 382 famílias que foram atendidas com obras de urbanização e 210 reassentadas em novas unidades construídas na própria vila. Do mesmo modo serão tituladas 545 famílias que receberam novas casas no Moradias Corbélia, no bairro São Miguel.

Passo a passo - O primeiro trabalho da Cohab no processo de regularização fundiária é levantar a documentação da área ocupada para saber se é pública ou particular. Em seguida realizam-se serviços topográficos para definir a configuração da ocupação e com base nos levantamentos elabora-se a planta do loteamento.

O serviço social da Companhia identifica as famílias, cadastra os moradores e numera as casas. Após aprovada e registrada a planta junto ao município, as famílias assinam contrato para posteriormente receberem as escrituras de propriedade, registradas em cartório. É o documento que comprova a posse individual do lote.

"Não poupamos esforços para possibilitar que estas famílias se tornem oficialmente proprietárias do espaço onde já moram. O prefeito Luciano Ducci está fazendo uma gestão histórica para a área de habitação", finalizou o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera