Publicado em 5/17/2012 5:53:51 PM

Projeto está dando nova aparência para a Vila Torres

Já foram atendidas 230 famílias e outras 206 serão beneficiadas com reparos e pintura das fachadas das casas

O projeto Comunidade em Cores está tornando mais agradável o visual da Vila Torres – antiga ocupação já regularizada, situada próxima ao centro da cidade. Parceria entre a Prefeitura e as Tintas Coral, o projeto está sendo implantado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e já beneficiou 230 famílias com recuperação das fachadas e reparos nas casas. Na atual etapa, 81 famílias estão sendo atendidas.

“A intenção do projeto é dar um colorido novo para as casas, além de fazer os reparos necessários para garantir maior qualidade de vida aos moradores. Com as moradias em bom estado elevamos a autoestima da comunidade e isto reflete no cuidado que passam a ter com as próprias casas e também com a região onde vivem”, diz o presidente da Cohab, Ibson Campos.

O investimento no projeto é de R$ 1,3 milhão, recursos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) e da Cohab. A Coral apoiou por meio do projeto 'Tudo de cor para Curitiba' com cerca de 5 mil litros de tintas e capacitação profissional para a comunidade. Além das 230 famílias já atendidas e das 81 que estão sendo beneficiadas, uma última etapa prevê a participação de outras 125 moradias, totalizando 436 famílias contempladas.

Para complementar o projeto, nas residências mais precárias, onde a recuperação da fachada não é suficiente, haverá a substituição parcial ou total da moradia. Para isso, serão utilizados recursos do  PAC 2, do governo federal. O investimento de R$ 12,7 milhões possibilitará melhorias para  210 famílias, além de obras de complementação de infraestrutura em toda vila.

Calçadas - as ações previstas no Comunidade em Cores incluem obras de reparos e pintura de fachadas, reforço de estruturas, construção de muros, substituição de coberturas, esquadrias e portas, readequação do alinhamento predial e implantação de calçadas. No momento estão sendo implantadas as calçadas em frente às 81 moradias incluídas nesta etapa.

Caso do comerciante José Cipriano da Silva, morador local há 22 anos. Nesta quinta-feira (17) operários estavam trabalhando na calçada em frente a sua mercearia. “Acho ótimo este projeto, muito importante padronizar as calçadas e arrumar as casas. Eu não aceitei a pintura, pois graças a Deus tenho condições e a minha fachada se encontra bem pintada, então deixei que atendessem outra pessoa”, conta.

Vila mais bonita – o aposentado Alvim Pereira da Cruz, 72 anos, é morador local há mais de 40. Sua casa terá a fachada recuperada e receberá outros reparos. “Muito bom este projeto, está dando uma aparência melhor para a vila. Vai dar até mais alegria de começar o dia com a casa da gente estando bonita”, afirma.

A pensionista Maria de Lourdes Almeida, 80 anos, mora na Vila Torres há 36. Sua casa, construída há décadas pelo falecido marido, está com a pintura bastante desgastada, todavia isto vai mudar. Ela foi incluída nesta etapa do Comunidade em Cores e nas próximas semanas terá a fachada recuperada e o calçamento executado.

“Este projeto é uma maravilha, está deixando a vila linda. O pessoal que já foi atendido está continuando a cuidar, e agora vai chegar a nossa vez. Escolhi um roxo clarinho para minha casa e estou ansiosa para ver como vai ficar. Só temos que agradecer à Prefeitura”, finaliza.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera