Publicado em 5/23/2012 3:53:14 PM

Cohab entrega 29 novas moradias para famílias que viviam em área de risco

Número de famílias reassentadas no Moradias Jandaia chega a 262

Começou nesta quarta-feira (23) mais uma etapa do reassentamento de famílias para o Moradias Jandaia, no bairro Ganchinho. Até a próxima semana 29 novas casas serão entregues para moradores de áreas de risco. O conjunto está sendo construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para retirar de situações precárias moradores das Vilas Osternack, Campo Cerrado, 23 de Agosto, Ulisses Guimarães e Vila Nova.

“Estas pessoas estão deixando para trás um passado de sofrimento, no qual enfrentaram muitas enchentes. Saem de condições insalubres em ocupações irregulares e passam a viver em casas de boa qualidade regularizadas pelo município”, afirma o presidente da Cohab, Ibson Campos.

O projeto do Moradias Jandaia prevê um total de 405 unidades, entre casas e sobrados. Após terminada esta etapa de relocações, chegará a  262 o número de famílias beneficiadas, restando 143 unidades que estão em obras e serão entregues gradativamente conforme fiquem prontas.

O empreendimento está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município. A Prefeitura suplementou recursos para garantir a execução das obras, pois o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A construção das casas e sobrados representa investimentos de R$6,17 milhões, dos quais R$3 milhões são recursos do orçamento municipal.

As famílias atendidas viviam em áreas impróprias para moradia, próximas às margens de rios, por isso sofriam com os alagamentos. Os que estavam fora da faixa de preservação puderam permanecer e foram atendidos com obras de urbanização.

Infraestrutura - As novas moradias têm de um a três quartos e a destinação de cada uma delas é definida em função da composição familiar. O Moradias Jandaia fica em região atendida por equipamentos como escola, unidade de saúde, creche, CRAS e Armazém da Família.

Além da construção das casas e sobrados, a Cohab está implantando no local a rede de drenagem e a pavimentação das ruas do conjunto, no total de 1,5 quilômetro. Na Vila 23 de Agosto, nas proximidades do empreendimento, a Companhia também executou obras de infraestrutura para atender a população que permaneceu no local. Foi implantada rede de drenagem e pavimentação de ruas em 3,2 quilômetros.

Vida nova – A família do serralheiro Roberto Alves, 44 anos, está vivendo um sonho da vida real. Ele, a esposa Andréia, 31, e o pequeno Miguel, de dois anos, foram beneficiados com uma casa de dois quartos no Moradias Jandaia. Por nove anos o casal sofreu em uma moradia precária na Vila 23 de Agosto. “Em dias de chuva forte a água chegava na altura da cintura”, lembra ele.

Poder fazer um quarto para o filho é uma grande alegria para Andréia. “Na casa antiga não tinha espaço, mas aqui o Miguel vai ter um quarto só para ele. Estamos muito contentes, a casa é ótima e o melhor é que vamos ter a documentação que garante que  somos os verdadeiros donos”, afirma ela.

Outra que recebeu um casa nova foi a pensionista Luzia Mariana, 57 anos, onde vai morar com o filho Ramoi, 24, e a filha Joana, 17. “Gostamos da casa, acredito que seremos muito felizes aqui. Viver em beira de rio é complicado, aqui vamos começar uma vida nova”, ressalta Luzia.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera