Publicado em 5/24/2012 4:49:15 PM

Gerente da Secretaria Nacional de Saneamento visita empreendimentos da Cohab

A Secretaria, ligada ao Ministério das Cidades, financia obras em vilas que estão na abrangência das bacias dos rios Belém, Padilha, Formosa e Iguaçu

O gerente de projetos da Secretaria Nacional de Saneamento, César Scherer, encerrou nesta quinta-feira (24), uma visita de dois dias à Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Ele visitou áreas onde estão sendo executados projetos de urbanização e reassentamento, com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

A Secretaria Nacional de Saneamento é vinculada ao Ministério das Cidades, que faz a gestão do PAC. Em Curitiba, o órgão está financiando quatro projetos que preveem a urbanização de Vilas que estão na abrangência das bacias dos rios Belém, Ribeirão dos Padilha, Formosa e Iguaçu. Em todo país, segundo o secretário, estão sendo financiados cerca de 100 projetos, com investimentos da ordem de R$ 5,7 bilhões.

Os projetos de Curitiba estão sendo executados pela Cohab e alcançam áreas importantes, como as Vilas Parolin – uma das mais antigas da cidade – e o bolsão Audi/União – provavelmente a mais extensa e populosa ocupação irregular da capital. “São intervenções bem planejadas, que promovem a inserção das comunidades no próprio bairro e oferece boas condições de vida às famílias”, disse Scherer.

Ele elogiou também a inclusão do componente ambiental dos projetos, pois está prevista em todas as áreas a recuperação das margens dos rios após a saída das famílias que estão sendo gradativamente reassentadas. As faixas de preservação permanente ao longo dos rios terão recomposta a vegetação e ganharão equipamentos de esporte e lazer, para evitar novas ocupações. “Assim, além da melhoria da condição habitacional das famílias, o meio ambiente também sai ganhando”, falou o secretário.

Na Cohab, ele foi recebido pelo diretor presidente e secretário municipal de Habitação, Ibson Campos, e teve reuniões de trabalho com a equipe técnica dos projetos. Depois, foi verificar o andamento das obras nas áreas. Além das Vilas Parolin e Audi/União, Sherer visitou os empreendimentos Moradias Arroio, Ferrovila Minas Gerais, Castanheiras, Ilha do Sol, Jandaia e Sítio Cercado VI – locais de reassentamento que estão sendo implantados para abrigar famílias que vivem em situação de risco.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera