Publicado em 5/31/2012 2:48:37 PM

CIC está ganhando mais 144 moradias populares

Empreendimento Moradias Castanheiras está em obras para abrigar famílias em situação de risco na Vila Ulisses Guimarães

A construção de 144 unidades habitacionais na CIC está ocorrendo em ritmo acelerado. O Moradias Castanheiras está sendo construído pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para reassentar famílias que vivem em situação de risco social nas ocupações irregulares Ulisses Guimarães e Piratini, situadas no bairro Pinheirinho.

De um total de 156 unidades que compõe o conjunto, 12 já foram entregues, restando as 144 que estão em obras. O projeto está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município, que precisou suplementar recursos para garantir a execução das obras, já que o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A obra representa investimentos de R$5,4 milhões, dos quais 2,6 milhões são do orçamento municipal.

“Assim como em outras obras de reassentamento, o aquecimento no setor da construção civil trouxe aumento no custo dos materiais e da mão de obra e isso teve reflexo no orçamento dos empreendimentos. O entrave já foi resolvido e hoje a obra caminha sem problemas”, afirma o secretário municipal de Habitação e presidente da Cohab, Ibson Campos.

O Moradias Castanheira será composto por 23 casas térreas de um a três quartos e 133 sobrados de dois quartos. A distribuição das unidades é feita de acordo com a composição familiar. Os reassentamentos serão realizados gradativamente conforme as moradias fiquem prontas. O conjunto localiza-se nas proximidades da Administração Regional CIC, onde os moradores encontram serviços públicos importantes.

“Os projetos de reassentamento de moradores das beiras dos rios transformam a vida destas pessoas, que deixam situações precárias e passam a viver em moradias dignas. Nas casas novas as famílias estarão em segurança, longe do risco de enchentes. Além de aumentar a qualidade de vida o trabalho também eleva a autoestima dos cidadãos”, explica Campos.

Vizinhos – As 12 famílias que já foram transferidas para o Moradias Castanheiras aguardam a chegada dos novos vizinhos. É o caso da dona de casa Georgina de Lima, 53 anos e sua filha Franciele, 17. Elas viveram por mais de uma década em situação de risco na Vila Piratini e há mais de um ano se mudaram para o novo endereço.

“Aqui é uma maravilha, nossa vida é outra. A gente morava quase dentro do valetão, mas agora temos este sobrado ótimo. Estamos felizes que a obra vai bem e logo outras pessoas vão sair da favela para melhorar de situação e serem nossas vizinhas”, finaliza Georgina.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera