Publicado em 6/26/2012 11:17:55 AM

Cohab vai entregar escrituras para famílias da Vila Sandra

A titulação da área regularizada vai beneficiar 734 famílias

As 734 famílias que vivem na Vila Sandra, no CIC, receberam a notícia da regularização fundiária da área, na noite desta segunda-feira (25), em reunião realizada na Igreja São João Batista. O anúncio foi feito pelo secretário municipal de Habitação e presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), Ibson Campos.

“A equipe da Cohab não mediu esforços para concluir a regularização desta área. Após muito trabalho, conseguimos aprovar a planta do loteamento e o próximo passo será a entrega das escrituras dos terrenos para as famílias. Com este documento em mãos, os moradores tornam-se oficialmente proprietários dos locais onde vivem”, disse Campos às centenas de pessoas presentes.

Além do presidente da Cohab, participaram do encontro o administrador da regional CIC, José Dirceu de Matos, o vereador Felipe Braga Cortes e lideranças comunitárias. Com a regularização, as famílias estarão aptas a receber escrituras dos lotes onde moram. São 734 lotes que serão escriturados, pondo fim a uma espera de 20 anos das famílias, que estão no local desde setembro de 1992. A área onde foi formada a ocupação pertencia à Curitiba S/A – empresa de economia mista do município.

Localizada em ponto estratégico do bairro, entre as ruas Luiz Tramontin e José Dembinski, a Vila Sandra tem hoje infraestrutura completa e é servida por diversos serviços e equipamentos públicos localizados na vizinhança, como linha de ônibus, creches, escolas e unidade de saúde.

A condição atual da área difere muito da situação inicial. Quando os primeiros moradores se estabeleceram ali não havia qualquer infraestrutura no local e, só aos poucos, a medida que a ocupação se consolidou chegaram os benefícios. O que estava faltando para as famílias era a garantia do documento de propriedade dos lotes.

Garantia -  A auxiliar administrativa Angela do Carmo, 42 anos, mora no local desde a formação da vila, há 20 anos. “Quando chegamos aqui não tinha nada, nem asfalto. Era um tempo difícil, mas com o passar dos anos as melhorias foram chegando. A escritura do lote é uma garantia de que o terreno é nosso e poderemos deixar para os filhos”, destacou.

O pedreiro Valmor Martins de Souza, 35, e sua esposa Noemi de Souza, 30, também vivem na Vila Sandra desde o início. Com dois filhos, o casal sonha em reformar a casa. “Nós adoramos morar aqui, pois tem tudo que nós precisamos, comércio, unidade de saúde, escolas, creche. Agora que vamos receber a escritura do lote, vamos ter mais segurança e vou poder ampliar a casa. Faz tempo que sonho em construir um sobrado, pois a casa já está apertada”, conta Valmor.

O casal Jeferson da Cruz, 28, e Juliane da Silva, 27, também vai alcançar a garantia da casa própria. “Receber a escritura vai ser muito importante para nós. É a segurança de que somos donos do lugar onde moramos. Estamos muito felizes”, disse ele.

Visitas -  Durante esta semana, técnicos da Cohab estarão percorrendo as casas das famílias beneficiadas para fazer a identificação e qualificação dos moradores. O próximo passo será reunir a documentação das famílias para elaboração das escrituras.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera