Publicado em 7/24/2012 2:37:58 PM

Cohab entrega novas moradias para famílias que viviam em área de risco

Moradias Jandaia vai abrigar ao todo 405 famílias

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) deu início a mais uma etapa do reassentamento de famílias para o Moradias Jandaia, no bairro Ganchinho. No final da semana passada foram entregues nove casas para moradores que viviam em situação de risco na vila 23 de Agosto , e nas próximas semanas serão beneficiadas outras 14 famílias.

O conjunto está sendo construído pela Cohab para retirar de situações precárias moradores das Vilas Osternack, Campo Cerrado, 23 de Agosto, Ulisses Guimarães e Vila Nova. O projeto do Moradias Jandaia prevê um total de 405 unidades, entre casas e sobrados. Após terminada esta etapa de relocações, chegará a 287 o número de famílias atendidas, restando 118 unidades que estão em obras e serão entregues gradativamente conforme fiquem prontas.

O empreendimento está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município. A Prefeitura suplementou recursos para garantir a execução das obras, pois o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A construção das casas e sobrados representa investimentos de R$6,17 milhões, dos quais R$3 milhões são recursos do orçamento municipal.

As famílias atendidas viviam em áreas impróprias para moradia, próximas às margens de rios, por isso sofriam com os alagamentos. Os que estavam fora da faixa de preservação puderam permanecer e foram atendidos com obras de urbanização.

As novas moradias têm de um a três quartos e a destinação de cada uma delas é definida em função da composição familiar. O Moradias Jandaia fica em região atendida por equipamentos como escola, unidade de saúde, creche, CRAS e Armazém da Família.

Vida nova – O motorista Sidnei Martins, 39 anos, morou por mais de uma década em uma moradia precária na vila 23 de Agosto, onde sofria com a ocorrência de enchentes. “Perdi sofás, armários e outros móveis que apodreciam por causa da chuva. Foi um tempo muito difícil”, relembra.

Na última quinta-feira (19) ele, a esposa e os dois filhos pequenos se mudaram a casa nova, no Moradias Jandaia. “Estamos muito felizes, pois a casa é ótima, o lugar também. Aqui por perto tem tudo o que precisamos, creche, escola, unidade de saúde, comércio. Vamos começar uma vida nova”, afirma Sidnei.

Marli de Pontes, 22 anos, também recebeu uma nova moradia no mesmo dia. A coletora de materiais recicláveis deixou para trás um passado de sofrimento na beira de rio e passará a viver em uma casa segura e de boa qualidade. “Agora tudo será melhor. Adorei a casa, estou muito feliz”, comemora.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera