Publicado em 8/3/2012 6:07:38 PM

74 famílias do Cajuru receberão as escrituras de seus lotes

Títulos de propriedade serão entregues aos moradores da Vila Camargo, área que foi regularizada pela Cohab

Moradores da Vila Camargo, ocupação irregular surgida no Cajuru em 1990, poderão se tornar oficialmente proprietários dos imóveis onde moram. Isto porque a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) concluiu o processo de regularização da área, o que vai possibilitar a entrega de escrituras para 74 famílias.

O anúncio foi feito à comunidade em reunião realizada esta semana na própria vila. Porém, antes de oficializar o acesso aos documentos de propriedade dos terrenos, a Cohab está realizando, desde quinta-feira (02), a qualificação das famílias. Assistentes sociais da Companhia estão percorrendo a vila casa por casa, para confirmar os dados dos ocupantes e informar a documentação necessária a ser entregue para obter a escritura.

Os primeiros moradores chegaram na Vila Camargo no início da década de 90. No decorrer dos anos o local recebeu infraestrutura e equipamentos públicos, mas a questão da posse dos lotes ainda não estava resolvida. O processo de regularização de áreas ocupadas irregularmente inclui a aprovação e registro da planta de loteamento, que é feita compatibilizando duas variáveis: a distribuição das famílias na área e os parâmetros urbanísticos do município.

Para agilizar a aprovação de loteamentos oriundos de ocupações irregulares, a Prefeitura promoveu nos últimos anos, mudanças em sua legislação, flexibilizando parâmetros como a largura de ruas e o tamanho de lotes. Com a escritura em mãos, as famílias deixam de ser ocupantes irregulares e passam a ser proprietárias de um imóvel na cidade, garantindo um patrimônio para legar a seus filhos e netos.

Segurança – A salgadeira Lenice de Oliveira, 56 anos, foi das primeiras a chegar na Vila Camargo, na década de 90. “Aqui não tinha nada, era só mato, acompanhei todo o crescimento do bairro. Hoje temos tudo por perto, gosto muito de morar aqui”, destaca. Ela vive com os três filhos e está bastante contente em obter a escritura de propriedade. “Para mim é uma segurança saber que terei algo meu, uma casa que poderei deixar para minha família”, afirma Lenice.

Outra que será beneficiada com a titulação da área é a dona de casa Andina dos Santos de Souza, 71 anos. Ela vive no local há duas décadas com o marido e filho. “Aqui é ótimo, temos unidade de saúde, mercado, farmácia, escola, enfim, tudo que a população precisa. Agora com a escritura em mãos tenho a garantia de morar no que é meu”, finaliza.

 

 

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera