Publicado em 8/9/2012 5:05:56 PM

Famílias assinam contrato para ocupar 213 novas moradias

Moradias Boa Esperança II, no Tatuquara, vai abrigar moradores que deixam áreas de risco social

Famílias de sete ocupações irregulares assinam, nesta quinta (09) e sexta-feira (10), contratos para aquisição de unidades no Moradias Boa Esperança II, conjunto localizado no bairro Tatuquara. O empreendimento foi construído para reassentar moradores de áreas de risco cadastrados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) oriundos das Vilas Ulisses Guimarães, no  Pinheirinho; Formosa, no Novo Mundo; Terra Santa, no Tatuquara; Xisto, no CIC; Esmeralda, Mariana e Rex, no Xaxim.

A mudança para as novas casas acontece já a partir da segunda quinzena de agosto. Com 213 unidades habitacionais, o Moradias Boa Esperança II foi construído com investimento de R$ 8 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida. São sete casas térreas e 206 sobrados de dois quartos. A região do Tatuquara, onde fica o conjunto, tem recebido um grande volume de investimentos e está entre as que mais cresce na cidade.

A ocupação das unidades foi definida por um sorteio realizado no final de julho. As casas térreas foram reservadas para idosos com laudo médico indicando dificuldade de locomoção e para pessoas com deficiência. Os sobrados de esquina, cujos terrenos são maiores, foram destinados para famílias numerosas e moradores que desejam montar um comércio, para possibilitar futura ampliação da construção.

Vida nova – O operador de prensa Luciano dos Santos, 48 anos, está empolgado com a mudança que está prestes a acontecer na sua vida. Acostumado a enfrentar as enchentes do Ribeirão dos Padilha na Vila Esmeralda, no Xaxim, ele conta os dias para realizar a mudança para o novo sobrado, onde vai morar com a esposa Marli e um casal de filhos.

Na residência atual, a família enfrenta diversos problemas. “Os alagamentos já fizeram a gente perder muitos móveis, e tem também o problema do mau cheiro e a enorme quantidade de ratos”, diz ele.  Há duas semanas eles visitaram o sobrado em que vão viver e gostaram do que viram. “Adorei o sobrado, tenho certeza que aqui seremos muito felizes”, disse Marli.

O motorista Fábio Alves, 33,  e a dona de casa Juliane Calixto, 33, ficaram com um sobrado de esquina, pois têm quatro filhos e já pensam na ampliação da moradia. “Para nós ficou ótimo, o terreno é grande e vamos poder construir mais cômodos”, diz ele, que vive na Vila Esmeralda desde que nasceu. “Estamos muito felizes, não vejo a hora de mudar”, completa ela.

A vendedora Graziele, 30, e seu marido Laurindo, 43, esperam começar uma vida nova, após anos de dificuldades por causa dos alagamentos. “Vamos comprar móveis novos, pois todos os nossos estragaram com as chuvas. Estamos muito contentes, é casa nova, vida nova”, finalizou ela.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera