Publicado em 11/27/2012 3:41:34 PM

Golpistas negociam casas da Cohab

Imóveis do programa habitacional do município estão sendo oferecidos de maneira ilegal

Falsos corretores de imóveis estão aplicando um novo golpe em Curitiba. Eles estão tentando vender casas do programa habitacional do município, que foram construídas para reassentar famílias que vivem em áreas de risco na bacia do rio Atuba.

Uma pessoa que caiu na armadilha, e preferiu não se identificar, entrou em contato com a Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para denunciar a prática. “Uma falsa corretora ofereceu para meu filho uma casa localizada no Santa Cândida. Ela explicou que a proprietária tinha ficado viúva e não teria mais condições de pagar o financiamento, e por isso precisava fechar negócio o mais rápido possível”, relembra a vítima.

Com endereços de e-mail falsos, os golpistas tentaram se passar por funcionários da Cohapar, a Companhia de Habitação do Paraná, alegando que o órgão estadual atua em parceria com a Companhia municipal. Pediram à vitima o depósito de R$ 1.370,00 que seria o valor das 4 prestações pagas pela suposta dona do imóvel. Os estelionatários chegaram até a levar as vítimas para conhecer o empreendimento em construção – o Moradias Faxinal, em obras no Santa Cândida.

Iludida pelo preço acessível, a vítima iria desembolsar mais R$ 14 mil referentes à entradas para compra de outros dois imóveis iguais, no mesmo conjunto. Além dos e-mails falsos, os golpistas também elaboraram contratos com carimbos e assinaturas falsificadas. Antes de depositar a segunda quantia, a vítima resolveu checar o número dos CPFs que constavam no contrato, e nenhum deles existia.

Alerta

A diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Neucimary Amaral, alerta que o caminho para adquirir um imóvel do programa habitacional do município é a inscrição na chamada 'fila' da Cohab.

“A inscrição é inteiramente gratuita. Nenhum funcionário está autorizado a pedir dinheiro em nome da companhia. As convocações de inscritos são feitas por correspondência via correio e nunca inicia com pedido de valores em dinheiro”, explica.

Após a convocação, o candidato a adquirir imóvel participa de uma reunião explicativa sobre o empreendimento e as condições de financiamento. “Os nossos imóveis são produzidos em parceria com a Caixa Econômica Federal. As transações financeiras são realizadas pela Caixa. Então se alguém pedir dinheiro em nome da Cohab, procure a companhia para esclarecimentos, pois provavelmente trata-se de um golpe”, ressalta a diretora.

Qualquer dúvida em relação a comercialização de imóveis do programa habitacional do município, entrar em contato com a Cohab pelo email falecom@cohab.curitiba.pr.gov.br ou pelo Alô Cohab 0800- 41 32 33.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera