Publicado em 12/7/2012 3:41:56 PM

Escola é inaugurada no Moradias Corbélia

O novo equipamento faz parte do projeto coordenado pela Cohab de reassentamento de famílias de áreas de risco na bacia do rio Barigui

O prefeito Luciano Ducci entregou, nesta quinta-feira (6), a escola municipal Dr. Hamilton Calderari Leal, na CIC, que atenderá as famílias do Moradia Corbélia. A escola irá atender 600 crianças, do pré-escolar ao 5º ano, sendo 300 no período integral.

“Quem conheceu esta região há alguns anos percebe a mudança que ocorreu neste lugar. Tiramos as pessoas que viviam em áreas de risco e transferimos para o Moradias Corbélia. Asfaltamos este local, no início do ano entregamos uma creche e agora completamos o ciclo com a entrega desta belíssima escola”, ressaltou o prefeito.

“Hoje chegamos a marca de 182 escolas municipais em Curitiba. Isso demonstra o comprometimento que a prefeitura tem com a educação das nossas crianças”, complementou Liliane Sabbag, secretária municipal de Educação.

“Eu não tinha noção que a prefeitura seguia um padrão de qualidade tão alto em suas escolas. Estou honrado com a homenagem realizada ao meu pai, que apesar de médico sempre se preocupou com o ensino”, afirmou Hamilton Leal Junior, filho do homenageado com o nome da escola.

Estrutura - O novo equipamento faz parte do projeto coordenado pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) de urbanização de favelas e reassentamento de famílias de áreas de risco na bacia do rio Barigui. A prefeitura em parceria com o governo federal investiu R$ 1,1 milhão na construção da escola. O equipamento, construído em um terreno de 7,3 mil metros quadrados, conta com 12 salas de aula, biblioteca, sala de informática e quadra poliesportiva.

“A escola é linda e mais perto da minha casa. O acesso é mais fácil. Assim que soube que as matrículas estavam abertas já vim matricular a Giovana, que ano que vem irá cursar o 2º ano nesta escola nova”, contou a dona de casa Daniele Rodrigues, que foi com o marido acompanhar a inauguração da instituição.

Já Kauani da Silva, de 6 anos, estava toda animada com o espaço novo. Hoje ela estuda na escola Mansur Guérios, na vila Barigui. “Quero logo começar a aula na minha escola nova. Aqui tem parquinho e sala de jogos, vai ser muito divertido”.

Projeto – O Moradias Corbélia foi ocupado por famílias oriundas das vilas Nova Barigui, Alto Barigui, Recanto da Paz, Sandra, Eldorado, Morro da Esperança, Olinda, Nápoles, Malvina, Nova República, Rigone e Nossa Senhora da Paz. Para a construção das moradias e equipamentos comunitários foram investidos R$ 20, 7 milhões, recursos do governo federal e da Prefeitura de Curitiba.

As áreas de preservação permanente, onde antes habitavam irregularmente as famílias, foram desocupadas e estão sendo recuperadas com a implantação de calçada compartilhada (ciclistas e pedestres), canchas esportivas, parquinhos infantis e plantio de grama.

Um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) com 150 vagas já está em funcionamento no local e além da escola municipal, o conjunto vai ganhar um barracão de reciclagem do projeto EcoCidadão e uma unidade de atendimento da Fundação de Ação Social (FAS), ambos já em obras. O prefeito irá assinar na próxima semana a ordem de serviço para a construção de uma unidade de saúde no Sabará, que irá atender a comunidade do Moradias Corbélia

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera