Publicado em 1/4/2013 3:49:09 PM

Famílias assinam contrato para ocupar 194 novas moradias

Moradias Cerâmica, no Tatuquara, vai abrigar moradores que deixam áreas de risco social

Famílias de 16 ocupações irregulares começaram a assinar nesta sexta-feira (04), contratos para aquisição de unidades no Moradias Cerâmica, conjunto habitacional localizado no bairro Tatuquara. O empreendimento foi construído para reassentar moradores de áreas de risco cadastrados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) oriundos das Vilas São José, Uberlândia, Formosa, Leão, Nina, Eldorado, Morro da Esperança, Nápoles, Pantanal, Esmeralda, Rex, Mariana, Xisto, Nori, Parolin e Prado.

Foram investidos  R$ 8,7 milhões na construção do conjunto de 194 unidades habitacionais, recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. São 22 casas térreas e 172 sobrados de dois quartos.

A ocupação das unidades foi definida por um sorteio realizado no dia 20 de dezembro. As casas térreas foram reservadas para idosos com laudo médico indicando dificuldade de locomoção e para pessoas com deficiência. Os sobrados de esquina, cujos terrenos são maiores, foram sorteados entre famílias numerosas e moradores que desejam montar um comércio, para possibilitar futura ampliação da construção.

O Moradias Cerâmica, situado na rua João Goulart, fica em frente ao local onde será implantada a Rua da Cidadania e o terminal de ônibus do Tatuquara. Nas proximidades existem equipamentos públicos como escola, creche e unidade de saúde. A ocupação das casas e sobrados está prevista para iniciar já na primeira quinzena de janeiro.

Alívio -  Para a empregada doméstica Iracema Dias, 61 anos, será um alívio sair da vila Mariana, nas margens do Ribeirão dos Padilha, onde mora há 20 anos. Ela conta que já enfrentou três grandes enchentes, a última em 2012, ocasião em que perdeu todos os móveis, além de ter a estrutura da casa de madeira comprometida. “Fui obrigada a abandonar a casa porque ela ficou bamba e me mudei para a casa da minha filha que era no mesmo terreno”, relembra.

A filha, Luciana Dias, 40 anos, foi reassentada em agosto no Moradias Boa Esperança II, situado ao lado do Moradias Cerâmica. Agora é a vez de Iracema se mudar para o novo sobrado. “Estou muito feliz, o sobrado é excelente e o bairro tem tudo o que nós precisamos, mas o melhor é poder ficar perto da família”, comemora.

Outra que vai começar uma vida nova é a pensionista Elisângela Correia, 27 anos, todos vividos na vila Pantanal, no Alto Boqueirão. Ela e um casal de filhos vão deixar uma situação precária na ocupação irregular e passarão a viver em um sobrado de boa qualidade no novo conjunto. “Agora é vida nova. Gostei muito do conjunto e da região em que vamos morar. Estou bem ansiosa pela mudança, contando as horas”, finaliza.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera