Publicado em 1/10/2013 2:45:57 PM

Movimentos populares escolhem representantes no Conselho Gestor do fundo de habitação

Eleição será nesta sexta-feira, com a participação de 34 entidades comunitárias que se inscreveram para participar do processo

A eleição para escolha de representantes dos movimentos populares no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) será nesta sexta-feira (11), com a participação de 34 entidades comunitárias que se habilitaram no mês passado para participar do processo eleitoral. A votação acontecerá no auditório da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), a partir das 10 horas.

Estarão em disputa duas das oito cadeiras do Conselho Gestor do FMHIS, que reúne representantes do setor público, da iniciativa privada, de entidades de classe e associações comunitárias. O Conselho tem caráter deliberativo e acompanha o andamento do programa habitacional do município. O mandato dos seus integrantes tem duração de dois anos.

Cada entidade habilitada terá direito a um voto e as duas mais votadas indicarão, cada uma, um membro efetivo e um suplente para fazer parte do Conselho. Para participar do processo eleitoral, as entidades tiveram que comprovar, mediante documentação, regularidade jurídica e atuação na área habitacional pelo prazo mínimo de um ano.

O cadastramento das entidades ocorreu entre os dias 10 e 13 dezembro do ano passado. O edital com as normas do processo eleitoral foi publicado no Diário Oficial do Município do dia 6 de novembro de 2012 e está disponível para consulta no site da Cohab (www.cohabct.com.br).

Estão habilitadas a participar da eleição as seguintes entidades: Federação das Associações de Moradores do Estado do Paraná (Famopar); Associação de Moradores Amigos da Vila Real; Associação de Moradores e Amigos do Bairro Jardim Gabineto; Associação de Moradores Integrados em Grupos Organizados por Setores do Conjunto Monteverdi; Associação de Moradores Jardim Pinheiros, Ipê e Planta Santa Helena; Associação dos Usuários do Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana; Clube de Mães e Amigas do Bairro Santa Felicidade; Associação de Moradores do Núcleo Habitacional Gralha Azul; Associação de Moradores e Amigos Moradias Ebenezer; Associação de Regularização de Áreas de Ocupação de Curitiba e Região Metropolitana; Associação dos Amigos da Fazendinha; Associação dos Moradores da Vila Leão; Associação dos Moradores e Amigos da Vila São José; União das Associações de Moradores e Lideranças Comunitárias da Regional do Portão.

E mais: Associação Comunitária e Amigos da Vila São Paulo; Associação de Amigos e Voluntários da Vila São Domingos; Associação de Moradores da Comunidade União Ferroviário; Associação de Moradores da Vila Autódromo; Associação de Moradores da Vila Jardim União; Associação de Moradores da Vila Natal; Associação de Moradores do Conjunto Residencial Mercúrio; Associação de Moradores do Jardim Acrópole II; Associação de Moradores do Jardim Icaray; Associação de Moradores e Amigos da Vila Agrícola; Associação de Moradores e Amigos da Vila Centenário II; Associação de Moradores e Amigos do Conjunto Marumbi I; Associação de Moradores e Amigos do Jardim São João Del Rey; Associação dos Moradores e Amigos de Moradias Marumbi II; Associação de Moradores e Amigos Vila Jerusalém; União das Associações, Clube de Mães, Entidades Beneficentes, Esportivas e Sociais da Regional Cajuru.

E ainda: Clube de Mães União Vila das Torres; Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana; Federação das Entidades Comunitárias e Associações de Moradores do Paraná; Associação de Moradores Beira Rio e Jardim da Ordem.

Receita – O Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social foi instituído para substituir o antigo FMH, que vigorou entre 1990 e 2008. A receita do FMHIS é composta por dotação orçamentária do município, pagamento das prestações pagas pelas famílias atendidas, recursos captados junto a organismos financeiros e a arrecadação resultante da aplicação do mecanismo do solo criado (compra pelas empresas de construção civil de potencial construtivo para aumentar a área construída ou o número de pavimentos nos empreendimentos).

Com o funcionamento regular do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, Curitiba integra o Sistema Nacional de Habitação de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e pode receber recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), administrado pelo governo federal.

Serviço - Eleição para escolha dos representantes dos movimentos populares no Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS)
Data: 11 de janeiro (sexta-feira)
Horário: das 10 às 12 horas
Local: auditório da Cohab
Endereço: rua Barão do Rio Branco, 45 – 3º andar

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera