Publicado em 1/14/2013 5:03:49 PM

Começam a ser ocupadas as 194 unidades do Moradias Cerâmica

Empreendimento no Tatuquara vai abrigar moradores de 16 diferentes ocupações irregulares

Começou nesta segunda-feira (14) o reassentamento de famílias de áreas de risco para o Moradias Cerâmica. O empreendimento com 194 unidades habitacionais foi construído no Tatuquara para abrigar moradores oriundos de 16 diferentes ocupações irregulares, previamente cadastrados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

No primeiro dia de mudanças foram contempladas famílias das Vilas Mariana, no Xaxim e Prado, no Prado Velho. Nos próximos dias serão atendidos moradores que deixam as Vilas São José, Uberlândia, Formosa, Leão, Nina, Eldorado, Morro da Esperança, Nápoles, Pantanal, Esmeralda, Rex, Xisto, Nori e Parolin.

A construção do novo conjunto representa o investimento de R$ 8,7 milhões, recursos do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal. A infraestrutura do empreendimento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem. São 22 casas térreas e 172 sobrados de dois quartos.

A ocupação das unidades foi definida por um sorteio realizado no dia 20 de dezembro. As casas térreas foram reservadas para idosos com laudo médico indicando dificuldade de locomoção e para pessoas com deficiência. Os sobrados de esquina, cujos terrenos são maiores, foram sorteados entre famílias numerosas e moradores que desejam montar um comércio, para possibilitar futura ampliação da construção.

O Moradias Cerâmica, situado na rua João Goulart, fica em frente ao local onde será implantada a Rua da Cidadania e o terminal de ônibus do Tatuquara. Nas proximidades existem equipamentos públicos como escola, creche e unidade de saúde.
 
Enchente nunca mais

O motoboy Flávio Teixeira morou por mais de 30 anos em uma casa nas margens do Ribeirão dos Padilha, na Vila Mariana, no Xaxim. Quando chovia forte a apreensão tomava conta de sua família. “Foram seis grandes enchentes que nós enfrentamos, de entrar água na altura da cintura, perdemos guarda-roupa, sofá, era um sofrimento”, relembra.

Ele, a esposa Sueli e os filhos Fábio e Jaqueline se mudaram nesta segunda-feira para o Moradias Cerâmica. “Aqui estaremos seguros, sem correr riscos de algamentos. Vamos começar uma vida nova em um bairro que está crescendo bastante. Tenho certeza que vamos ser muito felizes aqui”, completa Sueli.
Ana Cristina, 34 anos, também está empolgada com o novo lar, onde vai morar com os três filhos Luendi, 12, Lucas, 11 e Harrison 4 anos. A família vivia em uma pequena casa de madeira com mais cinco pessoas, na Vila Prado. “Era muito apertado, porque tinha também a minha irmã com o marido e filhos, então ao todo a gente era em nove pessoas”, conta.

Além do problema de espaço, existiam também as goteiras. “Como a casa era muito antiga, chovia mais dentro do que fora”, destaca. A irmã permaneceu na Vila Prado, onde também receberá um sobrado, enquanto Ana decidiu sair e recomeçar a vida em outro local. “Eu já conhecia a região aqui, porque aqui perto mora outro irmão meu. Gosto do bairro e adorei o sobrado, é perfeito para nós quatro. Eu ainda nem acredito, parece um sonho”, finaliza.  

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera