Publicado em 1/24/2013 10:54:16 AM

Área antes habitada irregularmente está passando por recuperação ambiental

Famílias que viviam nas margens de rios foram transferidas para novos empreendimentos

A Companhia de Habitação Popular (Cohab) e a Prefeitura de Curitiba estão realizando a recuperação ambiental das margens de rios da bacia do Barigui, de onde foram transferidas 735 famílias que ali habitavam irregularmente. Os reassentamentos liberaram 4,9 quilômetros de margens de rios para a implantação de um parque linear.

A área que está sendo recuperada vai contar com 3,7 quilômetros de calçada compartilhada (ciclistas e pedestres), 13 canchas de mini-futebol, 10 parquinhos infantis, uma cancha de vôlei, além de mais de 30 mil metros quadrados de grama plantada. No momento, as máquinas estão removendo os entulhos que ficaram das moradias irregulares demolidas após a transferência das famílias.

Já foram retirados do local 929 caminhões de entulhos e implantado 1,8 quilômetro de calçada compartilhada. As melhorias fazem parte de um projeto maior, o Viva Barigui, que prevê um parque com 45 quilômetros de extensão, formando um corredor de biodiversidade e áreas de lazer às margens do rio Barigui.

Além de atender ao objetivo de despoluir os rios que compõem a bacia, a Prefeitura fará, gradativamente, obras de infraestrutura para consolidar o Parque Linear do Rio Barigui, interligando parques, bosques e áreas de lazer já existentes com novas unidades de conservação que serão instaladas.


Reassentamentos – O projeto de intervenção da Cohab na bacia do Barigui contempla ao todo 1.326 famílias, de 12 ocupações irregulares - Nova Barigui, Alto Barigui, Recanto da Paz, Vila Sandra, Eldorado, Morro da Esperança, Olinda, Nápoles, Malvina, Nova República, Rigoni e Nossa Senhora da Paz.
Além das 735 famílias já reassentadas, outras 89 ainda serão transferidas para novas moradias e 502 que vivem em locais sem restrições habitacionais serão atendidas com obras de urbanização e infraestrutura.

Para reassentar os moradores de beira de rio foram construídos quatro empreendimentos habitacionais. O maior deles, o Moradias Corbélia, no bairro São Miguel, já recebeu a transferência de 545 famílias, restando dez para completar sua ocupação.

No mesmo bairro está o Moradias Aquarela, para onde se mudaram outras 150 famílias. O Moradias Ibaiti, no CIC, já recebeu 30 famílias e na Vila Bom Menino, no Mossunguê, foram reassentadas dez famílias. Ainda será construído o Moradias Arapoti, no CIC, com 37 unidades.

A auxiliar administrativa Katlyn Paula, 21 anos, moradora da vila Nova Barigui, aprova o andamento das obras de recuperação ambiental. “Agora está ficando bem melhor. Antes era feio, com muitas casas amontoadas, lixo acumulado. Depois que retiraram as famílias mais próximas ao rio e começaram a limpar, melhorou muito. Espero que depois de pronto as famílias cuidem”, destaca.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera