Publicado em 3/1/2013 11:41:57 AM

Casa nova eleva autoestima de moradores da Vila Torres

18 famílias já estão morando em novos sobrados do Moradias Vila Prado

A atuação da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) na Vila Torres está mudando a realidade de famílias que viviam em condições insalubres na beira do rio Belém. Elas estão sendo transferidas para novos sobrados no conjunto Moradias Vila Prado, que está sendo construído no próprio local, situado no bairro Prado Velho.

Os reassentamentos estão acontecendo de forma gradativa, conforme as moradias ficam prontas. O empreendimento será composto por 90 sobrados de dois quartos, dos quais 18 foram entregues neste mês de fevereiro.

Ao todo, 145 famílias viviam de maneira muito adensada em local impróprio para habitação nas margens do rio Belém. A intervenção no local teve início em 2011, quando 55 famílias foram transferidas para novas casas no Moradias Sítio Cercado IV, no Bairro Novo.

O projeto está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município, que precisou suplementar recursos para garantir a execução das obras, já que o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A obra representa investimentos de R$4 milhões, dos quais R$ 2 milhões são do orçamento municipal.

“O trabalho da Cohab em áreas de risco faz com que as famílias tenham uma nova maneira de encarar a vida. Na Vila Torres, os moradores estão saindo de um local impróprio para habitação, onde sofrem com alagamentos e correm risco de contrair doenças. Eles estão passam a viver em novos sobrados de boa qualidade, em lugar seguro e regularizado pelo município ”, destaca o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Qualidade de vida
O açougueiro Luiz Marcelo, 35 anos, e sua esposa Maria Aparecida, 37, estão bastante satisfeitos com o salto que tiveram na qualidade de vida, após a mudança para o novo sobrado. Após viverem por 15 anos em uma moradia precária na beira do rio, agora o casal concentra esforços em melhorias para o novo lar.

“Na beira do rio a gente sofria com os alagamentos e o mau cheiro e não podia fazer melhorias na casa porque era irregular. Agora estamos podendo construir sem medo de ser tudo  em vão. Já ergui o muro, fiz a lavanderia e coloquei piso cerâmico em toda casa. Esta sendo uma maravilha viver aqui”, diz ele. “Antes não tinha como receber correspondência, hoje temos um endereço”, completa Maria.

Irene Moreira, 56, e sua filha Vanilda, 35, também foram reassentadas em um novo sobrado e se afastaram definitivamente do perigo de enchentes. “Nossa casa era de madeira muito velha, estava caindo aos pedaços. Cada chuva forte entrava água dentro de casa e era aquele medo de despencar tudo. Mas aqui a gente se sente segura. Nossa vida agora é outra”, comemora Vanilda.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera