Publicado em 4/11/2013 5:20:04 PM

Famílias que serão reassentadas escolhem unidades no Moradias Faxinal

Empreendimento abriga moradores retirados de área de risco na beira do rio Atuba

Um sorteio realizado nesta quinta-feira (11) definiu a ocupação de 49 unidades habitacionais que fazem parte do Moradias Faxinal, empreendimento construído no Santa Cândida para reassentar famílias de áreas de risco cadastradas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). No mês de maio serão entregues 70 casas para moradores que vivem em situação de risco na beira do rio Atuba. A ocupação das outras 21 unidades será definida em sorteio ainda sem data marcada.

O Moradias Faxinal está sendo entregue gradativamente conforme as casas ficam prontas. Ao todo serão 415 unidades, das quais 220 já estão ocupadas por famílias das vilas Paraíso e Higienópolis I, II e III, todas no Bairro Alto. Após a ocupação destas 70 moradias que estão em fase final de obras, restará a entrega de outras 125 casas que estão em processo de licitação.

O projeto significa um investimento de R$ 16,1 milhões, recursos do município e do governo do estado, além de financiamento do programa PróMoradia, do governo federal, contratado pela Prefeitura. As unidades têm entre um e três quartos e são destinadas às famílias de acordo com a composição familiar.

O empreendimento tem infraestrutura completa, com redes de água, coleta e tratamento de esgoto, energia elétrica, iluminação pública e ruas pavimentadas. No local, a Prefeitura construiu uma creche (CMEI) para atender a população reassentada. O equipamento, que já está funcionando, significa um investimento adicional de R$ 1 milhão.

Sorteio
O sorteio que definiu a ocupação das unidades aconteceu no auditório da Cohab. Aos presentes foi dada a possibilidade de manter os vínculos de vizinhança e parentesco. “Famílias que estão acostumadas com os vizinhos ou parentes têm a chance de continuar vivendo próximas. Para isto bastava, antes do sorteio, dar os nomes para as assistentes sociais da Companhia”, explica o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Caso do aposentado José Aparecido Antunes, 64 anos, 30 deles vividos às margens do rio Atuba. Na casa nova no Moradias Faxinal, ele vai viver com a esposa Isabel e continuará vizinho da filha Rosana, 37anos. Para eles é uma dupla felicidade. “Vamos melhorar a nossa condição de vida, pois na beira do rio sofremos muito com o mau cheiro, a sujeira e os ratos. Na casa nova não teremos estes problemas e o melhor é que vamos continuar morando perto”, diz Rosana.

A manicuri Márcia Ribeiro, 31 anos, mora na beira do rio Atuba desde que era criança. “Cresci aqui em meio ao barro, mas felizmente agora minha vida vai mudar. Estou ansiosa para ir logo para a casa nova. Lá quero colocar piso cerâmico e deixar tudo bem arrumado”, finaliza.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera