Publicado em 4/23/2013 11:37:21 AM

Cohab entrega escrituras para 243 famílias no Cajuru

Moradores das vilas Solitude, Cajuru V e Cajuru IX passam a ser oficialmente proprietários dos terrenos onde vivem

Uma cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (22) marcou a entrega de escrituras para 243 famílias que moram nas vilas Cajuru V, Cajuru IX e Solitude II, todas localizadas no bairro Cajuru. As três áreas, com total de 507 famílias, foram regularizadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) como parte do plano municipal de regularização fundiária.

A conclusão do processo de regularização das três vilas tornou as 507 famílias aptas a receber escrituras, porém 264 ainda não compareceram à Cohab com a documentação para elaboração da escritura em cartório. Após a titulação, elas deixam de ser ocupantes irregulares e passam a ser proprietárias de um imóvel na cidade, garantindo um patrimônio para legar a seus filhos e netos.

“É muito importante a conquista da escritura. Por isso incentivem seus seus vizinhos a procurarem a Cohab. Basta levar a documentação necessária para regularizar a situação de todas as famílias que vivem aqui. A equipe da Cohab não tem medido esforços para garantir a titulação dos moradores, a comunidade também precisa fazer a sua parte”, disse aos presentes o prefeito Gustavo Fruet.

Além do prefeito, participaram do evento a vice-prefeita Mirian Gonçalves, o secretário municipal de Habitação Osmar Bertoldi e o presidente da Cohab Ubiraci Rodrigues. "Não é fácil regularizar uma área, é um processo demorado, burocrático, depende de negociações complicadas. Mas graças ao empenho da Cohab  e apoio das comunidades estamos conseguindo bons resultados. A missão é entregar 10 mil escrituras até o final da gestão", disse Bertoldi.

As vilas Solitude II e Cajuru V e IX foram ocupadas entre as décadas de 80 e 90. No início, as três áreas não tinham qualquer infraestrutura, mas hoje os locais se encontram urbanizados e contam com equipamentos públicos no entorno, mas os moradores ainda não tinham as escrituras dos terrenos. Os 507 títulos de propriedade vão atender uma população estimada em duas mil pessoas.

Conquista
Caso do aposentado Pedro Jacomelli Filho, 65 anos e sua esposa Helena, 55. O casal chegou na vila Cajuru IX há mais de duas décadas, quando havia pouca coisa no local. “Na verdade não tinha nada, era tudo mato. Nem água encanada tinha quando chegamos”, conta ele.

Aos poucos o casal foi investindo na construção da casa, enquanto a cidade crescia ao redor da vila. Hoje eles não trocam o Cajuru por nenhum outro lugar. “Viver aqui é ótimo, a localização é muito boa, temos todo tipo de comércio, serviços da prefeitura. A escritura é uma garantia que antes a gente não tinha. Vou começar a pagar o IPTU com gosto, porque agora sou dono do meu terreno”, completa.

Morador da vila Cajuru V desde 1988, o também aposentado, Enoque Xavier Alencar, 85 anos, está muito feliz pela tão aguardada conquista da escritura. “É uma segurança de que meu lote vai ficar para os meus filhos”, afirma.

Já a moradora da vila Solitude II, Josilaine Camargo, 31, vai poder finalmente executar a sonhada reforma na sua casa. “A gente não reformava porque não tinha o documento de posse. Agora com a escritura em mãos vamos poder realizar a obra”, conta.

Também participaram da entrega de escrituras o superintendente regional do Trabalho e Emprego Neivo Beraldin, o deputado estadual Roberto Aciolly, o administrador regional do Cajuru Francisco Caetano Martin e os vereadores Chicarelli, Chico do Uberaba, Cristiano Santos e Serginho do Posto.



 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera