Publicado em 5/9/2013 11:56:05 AM

Fruet reafirma prioridade à habitação nos 48 anos da Cohab

A Companhia, criada em 1965, já atendeu mais de 120 mil famílias, em Curitiba

O prefeito Gustavo Fruet reafirmou na noite desta quarta-feira (8) o compromisso da sua gestão com a política de habitação. “Esta é uma área prioritária para o município e para o governo federal”, disse ele durante jantar comemorativo aos 48 anos de atividade da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), na presença de diretores e funcionários da empresa e da vice prefeita Mirian Gonçalves.

“Curitiba é uma cidade de muitas contradições, onde encontramos bairros com boa qualidade de vida, mas também convivemos com moradores de rua e de áreas irregulares, que pressionam por melhorias a administração pública. É justamente nessa contradição que se situa o trabalho da Cohab, muito importante para a cidade”, disse o prefeito.

Ele lembrou que 2013 ficará como uma marca, pois é ao mesmo tempo o ano em que está sendo registrada a maior taxa de comprometimento da receita para pagamento de dívidas e a menor capacidade de contratação de novos investimentos. Além disso, ele citou outras dificuldades que trazem impacto para o setor de habitação popular, como a escassez de áreas para novos empreendimentos.

“Temos que ter uma postura responsável, preparando ações de médio e de longo prazo e mantendo a tradição de bons projetos. Tenho muito respeito pela história que a Cohab construiu na cidade e confiança de que o seu corpo funcional saberá preservar as conquistas e garantir mais avanços. Transparência, eficiência e responsabilidade são as palavras chaves desta gestão”, falou.

Criação – A Cohab foi instituída pela lei municipal 2.545, de 19 de abril de 1.965. A data de 8 de maio refere-se ao dia da assinatura da escritura pública de constituição da Companhia, pelo então prefeito Ivo Arzua. Juridicamente, a Cohab está constituída como uma sociedade de economia mista, que tem a Prefeitura de Curitiba como acionista majoritário, com mais de 90% das ações.

Por mais de 20 anos, a Cohab atuou como agente operador e financeiro do SFH (Sistema Financeiro da Habitação). Hoje, ela é responsável pelo planejamento e execução da política habitacional do município de Curitiba e agente operador do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

Desde a sua criação até hoje, a Cohab atendeu um total de 133.552 famílias em Curitiba e Região Metropolitana. Este número compreende todos os programas executados pela Companhia, incluindo construção de unidades novas (casas, apartamentos e lotes) e a atuação em regularização fundiária. A maior parte do atendimento foi feita em Curitiba: 124.738 famílias. Outras 8.814 famílias atendidas são da Região Metropolitana.

Em Curitiba, a atuação da Companhia alcança 22% dos 576.221 domicílios da cidade, se considerados os dados do último censo do IBGE (2010) em comparação com os números da produção histórica da Companhia (entrega e/ou regularização de 124.738 moradias em 48 anos).

Trabalho constante – O presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues, ressaltou a importância da atuação da Cohab: “É um trabalho silencioso e constante, de grande importância para a cidade.  É muito emocionante entregar a chave da casa própria para uma família, ou retirar moradores da beira de rio e levá-los para viver em um local seguro.”, falou.

Ele lembrou que a ação da Companhia não é feita de modo isolado e citou as Secretarias da Prefeitura que dão suporte à política habitacional, como as de Urbanismo, Meio Ambiente, Obras Públicas e Ippuc, além da parceria com a Caixa Econômica Federal. “Precisamos manter esta visão compartilhada para continuar fazendo o bem para a população”, disse.

Para o secretário municipal de Habitação, Osmar Bertoldi, “Curitiba não seria a mesma cidade que é hoje se não fosse o trabalho da Cohab. Com certeza, estaríamos com um passivo muito grande de ocupações irregulares, gastando todo nosso tempo e energia para fazer regularização fundiária”.


Ele lembrou que, quando o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) começou a dar sinais de esgotamento, no final da década de 80, a Cohab não paralisou suas atividades e deu continuidade à sua atuação, fazendo parcerias com a iniciativa privada para a produção de loteamentos. “Foi assim que surgiu o Bairro Novo e se concretizou a expansão do Tatuquara. São áreas que equivalem a verdadeiras cidades dentro de Curitiba”, falou.

Presenças – Também estavam presentes à comemoração da Cohab os secretários municipais de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse; Meio Ambiente, Renato de Lima; Urbanismo, Reginaldo Cordeiro; presidente do Ippuc, Sérgio Pires; Procurador Geral do Município, Joel Macedo Soares Pereira Neto; e representantes da Caixa Econômica Federal. 
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera