Publicado em 5/20/2013 5:36:03 PM

Famílias deixam beira de rio e recebem novos sobrados no CIC

Realocação de oito famílias completou a ocupação do Moradias Ibaiti

Oito famílias que viviam em situação de risco na bacia do rio Barigui foram reassentadas, nesta segunda-feira (20), pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Os moradores deixaram residências precárias nas vilas Sandra e Bom Menino e foram transferidos para novos sobrados que fazem parte do empreendimento Moradias Ibaiti, no bairro CIC.

Esta etapa de realocação conclui a ocupação do conjunto, que tem um total de 38 unidades – oito sobrados e 30 casas térreas. O empreendimento foi construído com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e contrapartida do município. A construção das casas e sobrados representa investimentos de R$ 780 mil.

As famílias atendidas viviam em áreas impróprias para moradia, próximas às margens de rios, por isso sofriam com os alagamentos. Os que estavam fora da faixa de preservação puderam permanecer e foram atendidos com obras de urbanização, além da regularização fundiária.

O Moradias Ibaiti conta com infraestrutura de redes de água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública e ruas pavimentadas. As casas térreas têm de um a três quartos e os sobrados, dois quartos. A destinação das unidades foi definida em função da composição familiar.

Segurança
O artesão José Lemes Cordeiro, 53 anos, estava morando há 12 na vila Bom Menino, no Mossunguê. A frágil casa de madeira já não garantia mais a segurança dele, da esposa e do filho. “O barraco era muito velho, estava ameaçando cair. Como era local irregular não adiantava a gente investir porque ia perder dinheiro. Graças a Deus mudamos para um lugar melhor”, diz ele.

Nascido na vila Bom Menino, o promotor de vendas Anderson Luiz Cordeiro, 28 anos, não escondia a alegria no primeiro dia de casa nova. Há seis anos ele estava vivendo com a esposa Simone Pires, 26, e um filho pequeno, em uma precária moradia de madeira na beira do rio.

Feliz com a mudança, ele quer deixar para trás o passado. “Nossa casa era muito antiga, estava perigoso continuar. Não era nosso lugar, a gente não se sentia bem lá. Aqui nossa vida vai melhorar, pois temos em nossa volta outras pessoas parecidas com a gente. Agora é cuidar do lar, quero colocar piso, fazer muro e deixar a casa sempre bem cuidada”, finaliza.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera