Publicado em 5/23/2013 4:14:31 PM

Cohab reassenta famílias na Vila Guaíra

Moradores de ocupações irregulares na bacia do rio Formosa estão sendo transferidos para o Moradias Ferrovila Minas Gerais

Esta quinta-feira (23) foi especial para 14 famílias que viviam em beira de rio na bacia do Formosa. Elas foram transferidas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para o empreendimento Moradias Ferrovila Minas Gerais, no bairro Vila Guaíra. Foram beneficiados moradores oriundos das vilas Uberlândia, Leão, São José e Formosa.

As mudanças foram acompanhadas pela prefeita em exercício Mirian Gonçalves e pelo presidente da Cohab Ubiraci Rodrigues. “É muito recompensador participar de um momento com este. São famílias que viviam em situação precária com as casas muito próximas ao rio e agora vão morar em um local seguro e regularizado pelo município”, disse Mirian.

O reassentamento faz parte de um projeto maior, de urbanização do chamado Bolsão Formosa. Ao todo estão sendo atendidas 1.794 famílias, das quais 1.160  recebem obras de infraestrutura e regularização fundiária e  634 (que estão dentro da faixa de preservação do rio) estão recebendo casas novas em três diferentes conjuntos: Moradias Ferrovila Minas Gerais, Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol.

O Moradias Ferrovila Minas Gerais vai contar com um total de 178 unidades. Com a transferência das 14 novas famílias chega a 130 o número de residências já entregues no local. A liberação das unidades acontece de forma gradativa, conforme as obras avançam.

O conjunto, que representa investimento de R$ 5,6 milhões, está sendo construído com recursos da prefeitura e do governo federal. A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem.

Mirian Gonçalves esteve primeiramente em uma das áreas de origem das famílias, a Vila Formosa, onde acompanhou a saída do caminhão de mudanças da moradora Patrícia da Silva. “A condição de moradia aqui estava complicada, pois no local acontecem frequentes alagamentos”, afirmou a prefeita em exercício.

Vida nova

Patrícia da Silva e o marido Marcelo Morais viviam há 6 anos em uma casa de três peças na Vila Formosa. Os dois nasceram e cresceram ali, onde também estavam criando o filho Marcelo Eduardo, de 3 anos. Agora, a família vai aumentar – Patrícia está grávida de 2 meses – e todos vão começar uma nova vida num dos sobrados do Moradias Ferrovila Minas Gerais.

Embora eles não estivessem próximos à beira do rio, a casa onde moravam – construída no mesmo terreno onde vive a mãe de Marcelo – alagava constantemente. “Além disso, aparecia muito rato e a gente não tinha sossego”, lembra Patrícia.

Ela contou à prefeita em exercício Mirian Gonçalves, ainda na vila Formosa, que estava contando os dias que faltavam para a mudança. Depois, Mirian visitou a casa nova da família. “Aqui, meu filho vai ter um quarto só para ele e espaço para brincar. Meu bebê vai encontrar uma vida melhor, quando chegar”, disse Patrícia.

Em sua passagem pela Vila Formosa, Mirian também esteve na casa de Isaura e Adão de Souza, que viveram durante 24 anos na beira do rio. No local, eles criaram as duas filhas e estavam vendo crescer os três netos.

A filha mais velha morava nos fundos, mais perto do rio e foi reassentada no final do ano passado no mesmo empreendimento, o Moradias Ferrovila Minas Gerais. “Era uma vida muito sofrida”, falou Adão. Agora, toda a família, inclusive a filha mais velha, está reunida de novo, nos sobrados da Vila Guaíra.

A auxilar de cabeleireira Marta Fermino, 26 anos, mora desde os seis na vila Formosa. Já perdeu as contas de quantas enchente enfrentou. Feliz com a mudança ela espera dias melhores. “Aqui quando chovia não dava para sair de casa, pois a água ficava na altura da cintura. Agora na casa nova tudo será maravilhoso”, comemora.

Outra que quer deixar para trás o passado de enchentes é Débora dos Santos, 18 anos. No sobrado novo ela espera dar uma vida mais tranquila aos filhos Eduardo, três anos e Nicolas, de sete meses. “Adorei o sobrado, será perfeito para minha família. Aqui as crianças terão mais segurança e isso me deixa muito mais tranquila. Não tenho palavras para explicar minha alegria”, finalizou.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera