Publicado em 6/3/2013 9:46:18 AM

66% dos inscritos mais antigos na Cohab não atenderam à convocação para atendimento

193 pessoas inscritas na Cohab entre 1989 e 1998 não responderam a nenhuma das convocações feitas nos últimos 45 dias e poderão ser excluídas do cadastro

Só 98 dos 291 inscritos mais antigos do cadastro de pretendentes a imóveis da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) compareceram este mês à reunião para oferta de unidades que estão em construção nos bairros de Campo de Santana e Cachoeira. Eles têm renda entre R$ 1.601 e R$ 3.275 e inscrições feitas entre os anos de 1989 e 1998. Como não atenderam a nenhuma das duas convocações feitas pela Cohab nos últimos 45 dias, poderão ser excluídos do cadastro de candidatos a imóveis.

A exclusão está prevista nas normas de atendimento à fila da Cohab que passaram a vigorar no mês de março último. O objetivo da medida é possibilitar mais agilidade nas convocações para oferta de imóveis, já que os inscritos antigos vinham sendo periodicamente chamados, retardando o chamamento das pessoas com inscrições mais recentes. Entre os 291 candidatos mais antigos, há casos de inscritos convocados para atendimento em 10 diferentes ocasiões, mas que faltaram às reuniões ou recusaram o imóvel ofertado.

“São pessoas que permanecem na fila por opção e não por falta de oportunidade, mas essa situação não poderia ser mantida indefinidamente”, diz o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Os 291 inscritos antigos estão inseridos na chamada faixa 2 do programa Minha Casa, Minha Vida e haviam sido convocados para reunião de oferta de imóveis que ocorreu no mês de abril e, como não compareceram, foram reconvocados para nova reunião no dia 20 de maio. Os 193 candidatos que não atenderam a nenhum dos dois chamamentos serão notificados da possibilidade de exclusão do cadastro por meio de carta. Se mesmo assim não apresentarem justificativa, será feito o cancelamento das suas inscrições.

Adesão – Dos 98 inscritos antigos que participaram da reunião do último dia 20, só 37 (ou o equivalente a 38% dos presentes) manifestaram interesse na aquisição dos imóveis ofertados e irão encaminhar documentação para aprovação de financiamento habitacional junto à Caixa Econômica Federal. Os outros 61 (ou 62% dos presentes) não aceitaram nenhuma das opções dos empreendimentos em comercialização, os Residenciais Cidade de Pádova, no Ganchinho, e Cedros, no Cachoeira.

Pelas novas normas de atendimento da Cohab, os inscritos que recusam o imóvel ofertado recebem uma nova inscrição, com data atualizada, e passam a contar do zero o tempo se habilitar a uma nova convocação.

Também no dia 20, foi dada uma nova chance a inscritos do ano de 2011, que haviam faltado à convocação feita no mês de abril. Foram chamadas 247 pessoas e registrado o comparecimento de 74 (30%). O índice de ausência, de 70% (173 pessoas), foi maior que o verificado entre os inscritos antigos, mas a aceitação das unidades ofertadas foi maior, pois 92% dos presentes (68 pessoas) escolheram um dos empreendimentos e só seis candidatos (8%) recusaram a oferta de unidades.

Com os inscritos de 2011, o procedimento será o mesmo adotado para os mais antigos: os ausentes receberão correspondência da Cohab comunicando a possibilidade de exclusão do cadastro e aqueles que não aceitaram o imóvel receberão uma nova inscrição.

Oportunidade – Por isso, a gerente de produção Silvana da Cruz, 33 anos, não quer perder a oportunidade de conseguir o imóvel próprio.  Ela mora de favor na casa do irmão, no Cajuru, com o marido e os dois filhos e não vê a hora de sair desta situação. Inscrita na fila da casa própria desde 2011, demonstrou interesse na aquisição de um apartamento no Residencial Cedros.

“Escolhi por causa da localização, porque já conheço a região do Santa Cândida. As condições de pagamento estão muito boas, não quero desperdiçar a chance. No mercado eu jamais iria encontrar um imóvel neste valor, então vale o esforço para realizar este grande sonho”, concluiu.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera