Publicado em 6/26/2013 11:14:23 AM

Urbanização melhora vida de mais de 600 famílias em dois bairros

Vila Bom Jesus, no Cachoeira, e Menino Jesus, no Cajuru, estão recebendo obras de infraestrutura

As 677 famílias que vivem nas vilas Menino Jesus, no Cajuru, e Bom Jesus, no Cachoeira, estão sendo beneficiadas com obras de infraestrutura urbana. A atuação da Prefeitura nos dois locais está mudando a realidade dos moradores, que passarão a contar com ruas pavimentadas, redes de drenagem, água e esgoto. As famílias que vivem em áreas impróprias para moradia serão transferidas para novas habitações.

Na Vila Bom Jesus, onde vivem 150 famílias, as obras estão mais adiantadas, para alegria da aposentada Ana Lúcia Souza, 57 anos. “Está melhorando bastante, pois aqui a gente não tinha nada. A luz sempre foi de rabicho, esgoto direto no rio, as ruas eram puro barro. Agora está ficando ótimo, já colocaram os postes e estão fazendo o esgoto e pavimentando as ruas”, comemora.

Das 150 casas, 50 estão em local impróprio para moradia, na beira de um córrego que faz parte da Bacia do rio Atuba. A intervenção da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) prevê  o reassentamento destas famílias para novas moradias a serem construídas. As 100 famílias que permanecem no local estão sendo atendidas com  a pavimentação de ruas, instalação de redes de drenagem, água, esgoto e iluminação pública.

Estão sendo pavimentados trechos de quatro ruas, o que totaliza 400 metros de via, com meio-fio e as redes de drenagem, água e coleta de esgoto. Para realizar as obras estão sendo investidos R$ 688.892,35 provenientes do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS).

“Vamos levar uma vida mais digna depois que terminarem as obras. Vamos poder sair de casa em dias de chuva sem aquela lama que se formava. Vai parar de faltar luz toda hora. Nossa comunidade está muito agradecida”, destacou Ana Lúcia.

Cajuru
Já na Vila Menino Jesus, no Cajuru, além da pavimentação, drenagem e implantação de redes de água e esgoto, também será realizada a recuperação ambiental do córrego Jardim Natália, de onde foram retiradas 104 famílias que habitavam de forma irregular. Estas obras representam um investimento de R$ 1.055.446,97, oriundo, em parte (26%), do PAC Pró-Moradia, complementados por recursos próprios da Prefeitura (74%).

Das 527 famílias que foram cadastradas pela Cohab no local, 104 já foram reassentadas em dois empreendimentos construídos no próprio Cajuru – o Moradias Alexandra, com 82 unidades entre casas e sobrados e o Moradias Ouro Velho, com 22 casas. As 423 famílias que permaneceram na vila estão sendo atendidos com as obras de urbanização. Serão pavimentados 1,6 Km de ruas.

“Estas duas comunidades sofreram durante anos com os alagamentos. As obras de urbanização garantem segurança e um maior bem-estar para estas mil famílias. Ao promovermos esta transformação estamos elevando a autoestima dos cidadãos ao possibilitar melhores condições de vida”, conclui o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera