Publicado em 6/27/2013 12:01:16 PM

Famílias reassentadas participam de castração gratuita de cães

Estão sendo atendidas famílias do Moradias Cerâmica e Boa Esperança, no Tatuquara

A  1ª Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães começou a atender famílias de baixa renda que foram reassentadas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), no Tatuquara. Um técnico ambiental da companhia percorreu os conjuntos Moradias Cerâmica e Boa Esperança e cadastrou 130 famílias interessadas em castrar seus cães.

Nesta semana, as famílias cadastradas estão recebendo a visita de veterinários da Rede de Proteção Animal de Curitiba e estudantes do curso de veterinária da Universidade Federal do Paraná. Os animais receberam a implantação de um chip de identificação e passaram por uma avaliação.

“Para realizar a cirurgia de castração, o cão precisa estar com as vacinas em dia e em boas condições de saúde. Não pode estar muito magro e apático ou com alguma doença”, explica a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Priscila Campos.

Além desta triagem, as famílias são orientadas sobre guarda responsável e os cuidados do pós-operatório. “Para ter uma boa recuperação, o cão precisa de um local tranquilo, limpo e com pouca iluminação, para descansar depois da cirurgia”, complementa Priscila.

A dona de casa Eliane dos Santos, 45 anos, vive no Boa Esperança desde agosto passado quando foi transferida da vila Xisto, área de risco situada na divisa com Araucária. A cachorrinha da família, a poodle Mika, vai passar pela cirurgia de castração. “Ótimo que a prefeitura está fazendo este trabalho, porque a gente não teria condições de pagar pelo serviço. O pessoal é bem atencioso, o atendimento está sendo muito bom”, ressalta.

Outra moradora do mesmo conjunto, Roseli de Oliveira, 31, é dona de duas fêmeas – Suzi e Bolinha. Ambas receberam a implantação de chip e serão castradas. “Acho importante, porque tem muito cachorro nessa região e se elas derem cria não tenho como ficar com os filhotes”, explica.

Campanha
O objetivo da campanha é esterilizar seis mil animais de famílias de baixa renda em toda a cidade. Para isto, a Prefeitura está investindo R$ 1,2 milhão, recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Este valor inclui exames, medicamentos e a cirurgia. Do total investido, metade será destinado aos protetores independentes – pessoas que por conta própria recolhem e tratam animais da rua.

A outra metade vai atender os cães de famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas em programas da Fundação de Ação Social (FAS) e as famílias retiradas pela Cohab de áreas de risco. Além dos conjuntos do Tatuquara, a campanha também será realizada no Moradias Serra do Mar, no Cajuru, e na Vila Nori, no Pilarzinho.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera