Publicado em 6/28/2013 4:15:33 PM

Famílias de beira de rio são transferidas para casas novas na Vila Guaíra

Famílias de beira de rio são transferidas para casas novas na Vila Guaíra

Mais 16 famílias que viviam em beira de rio na bacia do Formosa foram reassentadas nesta sexta-feira (28). Elas foram transferidas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para o empreendimento Moradias Ferrovila Minas Gerais, no bairro Vila Guaíra. Foram beneficiados moradores oriundos das vilas Uberlândia, Leão, São José e Formosa.

A intervenção faz parte de um projeto maior, de urbanização do chamado Bolsão Formosa. Ao todo estão sendo atendidas 1.794 famílias, das quais 1.160  recebem obras de infraestrutura e regularização fundiária e  634 (que estão dentro da faixa de preservação do rio) estão recebendo casas novas em três diferentes conjuntos: Moradias Ferrovila Minas Gerais, Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol.

O Moradias Ferrovila Minas Gerais vai contar com um total de 178 unidades. Com a transferência das 16 novas famílias chega a 146 o número de residências já entregues no local. A liberação das unidades acontece de forma gradativa, conforme as obras avançam.

O conjunto, que representa investimento de R$ 5,6 milhões, está sendo construído com recursos da prefeitura e do governo federal. A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem.

Vida nova
A família do porteiro Cláudio Soares, 50 anos, estava vivendo em uma moradia precária em beira de rio na vila Formosa. Com as fortes chuvas a terra começou a ceder na parte de baixo da moradia. “Estava ficando bem arriscado. Nas chuvas a gente ficava assutado imaginando que a casa podia desabar. Agora este medo não exite mais”, afirma.

No novo sobrado, em que vai morar com a esposa e os quatro filhos, ele pretende construir mais uma peça atrás. “Estou muito feliz em mudar para cá. O mais importante para uma família é ter um teto seguro”, diz.

A dona de casa Nilza Farias, 34, também sofria com os alagamentos que enfrentava na vila Formosa. “Era difícil, não tinha nem como sair de casa, de tanto barro e lama. Agora vamos ter outra vida. Gostei muito do bairro e também da casa O sobrado é uma benção para minha família”, encerra.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera