Publicado em 8/13/2013 2:25:51 PM

20 famílias deixam situação precária e recebem casas novas no Uberaba

Os moradores foram transferidos da Vila Icaraí para o empreendimento Moradias União Ferroviária

Após 15 anos de muitas dificuldades, a vida do casal de aposentados Jair e Zilda Magalhães começou um novo capítulo nesta terça-feira (13). Eles foram transferidos da moradia precária em que viviam na Vila Icaraí, no Uberaba, para uma nova casa de alvenaria, construída no empreendimento Moradias União Ferroviária, no bairro Uberaba. Assim como eles, outras 19 famílias da área foram reassentadas no mesmo conjunto pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab).

“Estas intervenções da Cohab em áreas de risco transformam completamente o cotidiano destas famílias. Acostumadas a viver em locais insalubres com frequentes alagamentos, elas passarão a morar em casas seguras, em local com toda infraestrutura necessária a uma vida digna”, diz o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

A segurança proporcionada pela casa nova é o principal motivo para a alegria de Jair e Zilda. Moradores da Vila Icaraí desde o início da ocupação, eles estavam bastante preocupados com a condição da precária casa de madeira que habitavam. “De tanto entrar água por baixo o assoalho estava apodrecendo. O banheiro já tinha caído e eu mal dormia de medo que o resto da casa também fosse para o chão”, conta ele.

Além disso, outro problema de viver em beira de rio são as doenças. “Era muito úmido e por causa da friagem eu vivia com bronquite”, diz Jair. Problemas estes que ficarão no passado, já que na casa nova levarão outro estilo de vida. “A casa é ótima, perfeita para nós dois. Mas vou querer aumentar, para receber toda a família nos finais de semana”, afirma.

Quem também passou dificuldades por 15 anos na Vila Icaraí é a servente de limpeza Marisa Ferreira, 42 anos. Em uma frágil casa de madeira, ela criou as duas filhas – Julita, 16 anos e Júlia, 12. “Era uma casa de madeira bem velha, com lona por cima. Quando chovia molhava tudo, tanto que meus móveis todos apodreceram. Agora vamos começar uma vida nova. Amei a casa, é um presente de Deus”, comemora.

Projeto – O empreendimento Moradias União Ferroviária está sendo construído pela Cohab em área próxima ao Parque da Imigração Japonesa, em pontos onde não há risco para permanência das famílias. A transferência dos moradores em situação de risco está sendo feita de maneira gradativa, a medida que as casas ficam prontas.

Com as 20 que foram entregues na terça (13), chega a 301 o número de unidades entregues, das 469 que estão previstas. A operação de reassentamento é acompanhada por técnicos da área social da Cohab. As famílias recebem ajuda de transporte e mão de obra para a mudança. As casas que ficam na área de origem são demolidas para evitar uma nova ocupação indevida.

A implantação do Moradias União Ferroviária significa um investimento de R$ 10,2 milhões, com recursos da Prefeitura e dos governos federal (Programa de Aceleração do Crescimento – PAC) e estadual.

Para melhorar a condição de vida da população reassentada e das famílias que vivem no local, a Prefeitura está melhorando a rede de serviços e equipamentos públicos da área. Foram instaladas duas creches, uma escola municipal, duas unidades de atendimento da FAS e um Centro da Juventude. Na vizinhança, há duas unidades de saúde.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera