Publicado em 8/19/2013 11:30:18 AM

Famílias de área de risco são transferidas para novas casas

Moradias Jandaia, na Regional Bairro Novo, vai abrigar ao todo 405 famílias

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) realizou mais uma etapa do reassentamento de famílias para o conjunto Moradias Jandaia, no bairro Ganchinho. Foram entregues 11 casas de alvenaria para moradores que viviam em situação de risco na vila Campo Cerrado. Após esta etapa chega a 392 o número de unidades entregues no empreendimento que contará com um total de 405 moradias.

O conjunto está sendo construído pela Cohab para retirar de situações precárias moradores das Vilas Osternack, Campo Cerrado, 23 de Agosto, Ulisses Guimarães e Vila Nova. As 13 unidades restantes ainda estão em obras e serão entregues assim que ficarem prontas.

A zeladora Valdeli Coutinho, 42 anos, vivia há duas décadas em situação precária na vila Campo Cerrado, com os três filhos. “Sempre foi bem complicado, principalmente nas chuvas. Formava tanta lama que não tinha como sair ou entrar em casa sem fazer a maior sujeira. Fora os ratos e o mau cheiro”, afirma.

Esta realidade ficará apenas na memória, pois a partir de agora a família de Valdeli viverá em local seguro e regularizado pelo município. “Aqui na casa nova vai ser muito melhor, tem ruas asfaltadas, ligação de água e esgoto. Estou me sentindo mais cidadã e isto não tem preço”, diz ela.

A mesma alegria está vivendo Rosângela Alves Gomes, 39. Foi na vila Campo Cerrado que, com muita dificuldade, ela criou os dois filhos – Sílvio, 10 anos e Rafaela, nove. “Entrava bastante água dentro de casa quando chovia. Já tinha apodrecido todos os móveis, eu não via a hora de sair de lá”, conta. A pequena Rafaela era a mais empolgada durante a mudança, realizada na sexta-feira (16). “O sobrado é lindo, vou adorar morar aqui”, comemorou.

Moradias Jandaia -  O empreendimento está sendo executado com verbas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do município. A Prefeitura precisou suplementar recursos para garantir a execução das obras, pois o custo previsto no projeto inicial estava defasado. A construção das casas e sobrados representa investimentos de R$6,17 milhões, dos quais R$3 milhões são recursos do orçamento municipal.

As famílias atendidas viviam em áreas impróprias para moradia, próximas às margens de rios, por isso sofriam com os alagamentos. Os que estavam fora da faixa de preservação puderam permanecer e foram atendidos com obras de urbanização.

As novas moradias têm de um a três quartos e a destinação de cada uma delas é definida em função da composição familiar. O Moradias Jandaia fica em região atendida por equipamentos como escola, unidade de saúde, creche, CRAS e Armazém da Família.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera