Publicado em 8/20/2013 3:33:31 PM

Famílias recebem casas novas e deixam beira de rio na vila Icaraí

Ação coordenada pela Cohab foi acompanhada pela vice-prefeita Mirian Gonçalves

Esta terça-feira (20) ficará marcada na memória de 16 famílias que viviam em situação precária na Vila Icaraí, bairro Uberaba. Elas foram transferidas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para novas casas construídas no empreendimento Moradias União Ferroviária, localizado no mesmo bairro. As mudanças foram acompanhadas pela vice-prefeita e secretária do trabalho e emprego Mirian Gonçalves.

A vice-prefeita avaliou que as obras na Vila Icaraí, aos poucos, estão transformando a região e ofertando melhores condições de vida à população. “É uma satisfação enorme acompanhar a mudança destas famílias, ver a evolução. Nosso compromisso é intensificar ainda mais a infraestrutura e dar mais qualidade de vida para todos”, argumentou.

Mirian Gonçalves esteve primeiramente na área de origem das famílias, onde acompanhou a saída do caminhão de mudanças da moradora Rosane Aparecida Nunes, 45 anos, cobradora de ônibus, que há sete anos aguardava por uma nova moradia. “Para mim é uma alegria imensa, uma nova vida que começa”, comemora em sua nova casa, de três quartos, com total de 41 m².

Entre os diversos problemas de se viver em ocupações irregulares, Rosane destaca a falta de um comprovante de residência. “Eu nunca consegui fazer um cadastro em loja porque não tinha como comprovar onde morava. Agora isto vai ficar no passado, junto com o sofrimento das enchentes”, afirma. “Adorei a casa nova, já quero fazer o muro e mais um quarto”, finaliza.

Projeto -
O Moradias União Ferroviária faz parte da intervenção da Cohab no chamado bolsão Audi-União, um aglomerado de ocupações irregulares situado entre o rio Iguaçu, a via férrea, a BR 277 e a avenida das Torres. Ao todo, estão sendo beneficiadas 3,1 mil famílias, das quais 473 que viviam em local impróprio para moradia estão sendo reassentadas em novas unidades e as demais recebem obras de infraestrutura e urbanização.

O novo conjunto fica próximo ao Parque da Imigração Japonesa, em local onde não há risco para permanência das famílias. A transferência dos moradores está sendo feita de maneira gradativa, a medida que as casas ficam prontas. Com as 16 que foram entregues nesta terça (20), chega a 319 o número de unidades entregues, das 473 que estão previstas.

A operação de reassentamento é acompanhada por técnicos da área social da Cohab. As famílias recebem ajuda de transporte e mão de obra para a mudança. As casas que ficam na área de origem são demolidas para evitar uma nova ocupação indevida.

A implantação do projeto global de urbanização do bolsão Audi-União significa um investimento de R$ 46,1 milhões, com recursos da Prefeitura e dos governos federal (Programa de Aceleração do Crescimento – PAC) e estadual.

Para melhorar a condição de vida da população reassentada e das famílias que vivem no local, a Prefeitura está melhorando a rede de serviços e equipamentos públicos da área. Foram instaladas duas creches, uma escola municipal, duas unidades de atendimento da FAS e um Centro da Juventude. Na vizinhança, há também duas unidades de saúde.

Vida Nova – A coletora de materiais recicláveis Benedita Neri, 56 anos, também recebeu uma casa nova no Moradias União Ferroviária, após sofrer por quatro anos com os alagamentos na sua precária moradia na Vila Icaraí. “Era uma casinha de madeira muito velha, o assoalho tava afundando, dava até medo de pisar”, conta.

Na casa nova ela vai morar com o filho Guilherme, 17 anos. “Esperamos uma nova vida daqui para frente. Nesta casa ótima, com ligação de esgoto, água, tudo certinho. Os ratos, o mau cheiro e as enchentes nunca mais. Somos muito agradecidos ao trabalho da prefeitura”, ressalta.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera