Publicado em 8/22/2013 3:53:01 PM

Moradores de beira de rio são reassentados na Vila Guaíra

Famílias que viviam em ocupações irregulares na bacia do rio Formosa estão sendo transferidas para o Moradias Ferrovila Minas Gerais

Mais 14 famílias que viviam em beira de rio na bacia do Formosa foram reassentadas nesta quinta-feira (22). Elas foram transferidas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para o empreendimento Moradias Ferrovila Minas Gerais, no bairro Vila Guaíra. Foram beneficiados moradores oriundos das vilas Uberlândia, Leão e Formosa.

O vigilante Clodoaldo, 26 anos e sua esposa Andressa, 24, receberam as chaves do seu novo sobrado, onde vão morar após viver por seis anos em beia de rio na Vila Uberlândia. “É difícil viver do lado do valetão, aparece muito rato, tem bastante sujeira, perigo de doenças. Aqui no sobrado novo estamos sentindo como se fosse começar uma vida nova”, diz ela.

A intervenção da Cohab faz parte de um projeto maior, de urbanização do chamado Bolsão Formosa. Ao todo estão sendo atendidas 1.794 famílias, das quais 1.160  recebem obras de infraestrutura e regularização fundiária e  634 (que estão dentro da faixa de preservação do rio) estão recebendo casas novas em três diferentes conjuntos: Moradias Ferrovila Minas Gerais, Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol.

O Moradias Ferrovila Minas Gerais vai contar com um total de 178 unidades. Com a transferência das 14 famílias chega a 160 o número de residências já entregues no local. A liberação das unidades acontece de forma gradativa, conforme as obras avançam.

O conjunto, que representa investimento de R$ 5,6 milhões, está sendo construído com recursos da prefeitura e do governo federal. A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem.

Para evitar uma nova ocupação indevida na faixa de preservação ambiental, é feita a demolição das moradias de onde as famílias são retiradas. Após o término da transferência dos moradores será realizada a recuperação ambiental das margens que foram devastadas.

Animais - Os projetos de reassentamento da Cohab garantem um tratamento especial para os animais de estimação dos moradores beneficiados. Com apoio do Centro de Controle de Zoonoses, os bichos são transportados em segurança para o novo endereço.

Caso da pitbull Laika, a cadela do jovem casal Cléverson, 20 e Daniele Martins, 18 anos. “Muito bom este serviço de transporte dos animais, se não fosse esse apoio ia ser mais difícil trazer a Laika. Aqui ela vai ficar amarrada para evitar transtorno enquanto não construímos o muro”, conta ele, após ouvir as orientações da técnica da Secretaria do Municipal do Meio Ambiente.

Este acompanhamento evita situações de abandono e maus tratos de animais. Caso uma família não queira permanecer com seus animais de estimação na casa nova, a orientação é para que procure aviários e pet shops e faça a doação.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera