Publicado em 9/10/2013 11:30:46 AM

Curso de costura em projeto da Cohab auxilia na geração de renda

Atividade foi desenvolvida em parceria com a FAS no Moradias Serra do Mar, no Cajuru

Moradoras de áreas de reassentamento, do programa habitacional do Município, concluíram nesta segunda-feira (09) o curso básico de corte e costura na unidade de atendimento da FAS Vila Autódromo, no bairro Cajuru. A atividade de 60 horas capacitou residentes do Moradias Serra do Mar a incrementar o orçamento doméstico com os conhecimentos adquiridos.

Os projetos implementados nas áreas de reassentamento, coordenados pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), incluem cursos profissionalizantes para auxiliar na geração de renda das famílias atendidas. “A Cohab não oferece somente moradia para as famílias que saem de áreas de risco. São agregadas ações que contribuem com a adaptação ao novo estilo de vida que as pessoas passam a ter após deixarem a beira de rios, como por exemplo os cursos de capacitação profissional”, diz o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Entre as moradoras que participaram do curso, Maria Loreti, de 56 anos, fez um esforço e comprou uma máquina de costura usada para poder exercer em casa o novo ofício que aprendeu. “Eu já tinha uma noção de fazer pequenos consertos, mas agora nós aprendemos desde a escolha do tecido, o corte e a confecção das peças. Sinto que estou preparada para fazer disso uma profissão. Já vou colocar uma plaquinha na frente de casa”, destaca.

Maria mora somente com o filho, desde que ficou viúva há um ano. Além de auxiliar com uma nova atividade que vai complementar a renda familiar, o curso de costura foi importante para driblar a solidão, já que o filho passa o dia fora. “Fiz muitas e boas amizades aqui no curso e isso também ajuda a gente a levar uma vida melhor. As aulas foram todas muito agradáveis”, afirma.

Com duração de três meses, o curso foi ministrado pela instrutora Terezinha de Lima. “Inicialmente o foco do curso seria somente na confecção de agasalhos, mas como elas foram bem, além dos moletons de capuz, fizemos roupão, avental, calças, casacos, panos de prato e outras peças. Elas mesmas foram juntas ao Boqueirão, onde há várias lojas de tecido, para adquirir o material para a produção das roupas”, conta Terezinha.

A moradora Elisabete Oliveira, de 52 anos, produziu durante o curso um agasalho com moletom de capuz e um avental com direito a chapéu de cozinheiro. “É sempre bom aprender coisas novas, adorei as peças que eu mesma fiz. Além de ter passado momentos bons aqui, vou poder lucrar com as técnicas que aprendi”, conta.

Capacitação

Além do curso de costura realizado no Moradias Serra do Mar, nos últimos quatro anos mais de 2 mil moradores de locais que estão sendo urbanizados pela Prefeitura de Curitiba participaram de variados cursos de capacitação profissional. Para isso foi feito um investimento de R$ 1 milhão, valor que inclui os 120 cursos já realizados nas comunidades e outros 54 previstos para 2013 e 2014. Nos próximos dois anos serão atendidas mais mil pessoas.

As atividades acontecem na própria comunidade, em igrejas, associações ou nos Centros de Referência em Ação Social (CRAS). Os técnicos da Cohab, no momento em que cadastram as famílias de determinada localidade, encaminham os moradores para as atividades. No caso da sobra de vagas, estas podem ser ocupadas por outras pessoas da comunidade.

As turmas possuem capacidade máxima para 20 alunos. O perfil dos participantes varia de acordo com a modalidade, mas geralmente são mulheres, donas de casa, acima dos 40 anos, em virtude dos horários mais flexíveis. Entre as opções ofertadas estão manicure, auxiliar de pedreiro, azulejista, porteiro e zelador de edifícios, jardinagem, customização e reforma de roupas, auxiliar de cozinha, salgadeiro, confeiteiro, entre outros.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera