Publicado em 9/25/2013 5:39:22 PM

Campanha de castração gratuita atende cães de famílias reassentadas pela Cohab

Estão sendo esterilizados animais de famílias de baixa renda

Famílias residentes no Moradias Castanheira, no CIC, foram atendidas pela 1ª Campanha Municipal Gratuita de Castração de Cães, nesta quarta-feira (25). Foram castrados sete cães, que já haviam sido beneficiados com vacinação e microchipagem. O objetivo da ação é esterilizar seis mil animais de famílias de baixa renda em toda a cidade. Para isto, a Prefeitura está investindo R$ 1,2 milhão, recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Neste valor estão incluídos exames, medicamentos e a cirurgia. A campanha está sendo direcionada para cães de famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas em programas da Fundação de Ação Social (FAS) e famílias retiradas de áreas de risco pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Parte do investimento também será destinado aos protetores independentes – pessoas que por conta própria recolhem e tratam animais da rua.

Os cães do Moradias Castanheira foram os primeiros a serem castrados pela campanha em projetos da Cohab. Já foram vacinados e receberam implantação de chip 30 cães no Moradias Arroio, também no CIC, e 130 no Moradias Boa Esperança, no Tatuquara. “Antes de passar pela cirurgia de castração, o cão precisa estar com as vacinas em dia e em boas condições de saúde. Não pode estar muito magro e apático ou com alguma doença”, explica a bióloga da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Priscilla Campos.

As famílias que participam da campanha são orientadas sobre a guarda responsável e os cuidados do pós-operatório. “Para garantir uma boa recuperação, o cão precisa de um local tranquilo, limpo e com pouca iluminação, para descansar depois da cirurgia. A prefeitura fornece a medicação que o animal precisa tomar após a operação”, destaca Priscilla.

A diarista Nadir Gomes da Silva, 37 anos, teve os três cães machos castrados nesta terça-feira (25). Pingo I, Pingo II e Spok são vira-latas e companheiros da família, desde quando moravam na vila Piratini, ocupação irregular em beira de rio, antes de serem atendidos pela Cohab. “Muito importante esse serviço que a Prefeitura trouxe para a gente, porque as vezes o cão foge e acaba cruzando com cadelinha da rua. Aí os filhotes acabam ficando sem dono pelas ruas”, afirma.

Este é o principal objetivo da campanha. “Curitiba tem a média de um cão para cada quatro habitantes, o que nos leva a concluir que temos quase 500 mil cães. Este número elevado requer um trabalho de controle populacional, que é a grande intenção da campanha”, ressalta Priscilla.

Também residente no Moradias Castanheira, Carmem Silva, 66 anos, decidiu castrar o Bidu e a Lili. “É bom para evitar que fiquem muitos cachorrinhos abandonados. Por conta eu não ia ter condições de pagar a cirurgia, porque é muito caro. Graças a Prefeitura com este trabalho ótimo nós vamos poder cuidar melhor dos cães”, conclui.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera