Publicado em 10/2/2013 3:19:40 PM

Cohab apresenta projetos para funcionários das nove administrações regionais da cidade

Reuniões foram realizadas com objetivo de integrar demais secretarias nas ações da Companhia

A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) encerrou nesta terça-feira (01) uma série de reuniões que aconteceram nas nove regionais da cidade, com objetivo de integrar os núcleos das diferentes secretarias envolvidas nas ações do programa habitacional do município. A última apresentação foi realizada para os funcionários da Administração Regional CIC.

“O intuito destas apresentações foi levar informações sobre a atuação da Cohab para as equipes de outras secretarias que atuam nas administrações regionais da cidade, pois as regionais são a porta de entrada da prefeitura junto à população. No caso de dúvidas sobre os projetos e outras solicitações, as comunidades costumam procurar primeiramente as administrações regionais”, afirma o presidente da Cohab Ubiraci Rodrigues.

As reuniões com funcionários das administrações regionais começaram no início de setembro. Técnicos da Cohab explicaram aos participantes quais são os papéis da Cohab  na política habitacional do município. “As pessoas tem na lembrança que a Cohab constrói casinhas para a população de baixa renda, mas não é só isso que fazemos. Em algumas regiões o trabalho mais forte é o de regularização fundiária”, explica Rodrigues.

Regularização fundiária consiste em legalizar a situação de ocupações irregulares pela cidade. O plano municipal tem seu foco nas ocupações próximas a rios e córregos. São vilas que surgiram de maneira desordenada, nas quais os habitantes não tem acesso a escritura de propriedade dos lotes. Cabe à Cohab elaborar os projetos para aprovar os loteamentos junto a Secretaria Municipal do Urbanismo.

No caso de moradores que habitam as faixas de preservação dos rios, são necessárias ações de reassentamento, com a construção de novas unidades que garantam a transferência das famílias. Outra atribuição da Cohab é o atendimento à chamada fila da casa própria, na qual as famílias se inscrevem para adquirir moradias populares.

O administrador regional da CIC, Everton Vargas Pinto destacou a relevância da iniciativa da diretoria da Cohab. “Atividade muito importante para tornar mais claro para os funcionários das regionais os procedimentos da atuação da Cohab. Aqui na CIC temos mais projetos de regularização fundiária, então agora vamos transmitir às comunidades as  informações que nos foram trazidas pela equipe da Cohab”.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera