Publicado em 10/16/2013 12:46:05 PM

Moradores de beira de rio recebem sobrados novos na Vila Guaíra

Famílias que viviam em ocupações irregulares na bacia do rio Formosa foram transferidas para o Moradias Ferrovila Minas Gerais

Mais 18 famílias que viviam em beira de rio na bacia do Formosa foram reassentadas nesta quarta-feira (16). Elas foram transferidas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e completam a ocupação do empreendimento Moradias Ferrovila Minas Gerais, no bairro Vila Guaíra. No conjunto foram beneficiados ao todo 178 famílias oriundas das vilas Canaã, São José, Uberlândia, Leão e Formosa.

A aposentada Maria do Amparo, 73 anos, morou na Vila Formosa por quatro décadas, onde passou por muita dificuldade. Na casa nova ela espera ansiosa por uma vida mais tranquila. “Lá na vila a casa era de madeira, estava muito velha, com perigo de cair. Eu tinha medo quando ventava ou chovia mais forte. Agora estou bem feliz em ter vindo para a casa nova, vou ter outra vida. Aos poucos vou ajeitando tudo aqui para deixar um brinco”, destacou.

A intervenção da Cohab faz parte de um projeto maior, de urbanização do chamado Bolsão Formosa. Ao todo estão sendo atendidas 1.794 famílias, das quais 1.160  recebem obras de infraestrutura e regularização fundiária e  634 (que estão dentro da faixa de preservação do rio) estão recebendo casas novas em três diferentes conjuntos. Além do Moradias Ferrovila Minas Gerais, os moradores estão sendo transferidos para o Moradias Arroio e Moradias Ilha do Sol.

O Ferrovila Minas Gerais representa investimento de R$ 5,6 milhões, recursos da prefeitura e do governo federal. A infraestrutura do loteamento inclui ruas asfaltadas, redes de água, energia elétrica, iluminação pública, coleta e tratamento de esgoto e drenagem.

Para evitar uma nova ocupação indevida na faixa de preservação ambiental, logo que as famílias deixam as áreas de origem, é feita a demolição das precárias moradias. A área antes ocupada irregularmente vai receber obras de recuperação ambiental das margens que foram devastadas.

Animais - Com apoio do Centro de Controle de Zoonoses, os animais de estimação dos moradores reassentados são transportados em segurança para o novo endereço. Cães dos interessados em receber o benefício são cadastrados por técnicos ambientais da Cohab e no dia da mudança um caminhão específico para este fim faz o transporte.

O vira-lata Shedon, de oito anos, é o cão do metalúrgico Fabiano Moreira, 28. Ele e a esposa Suelen mudaram para o novo sobrado após sofrerem com os problemas de viver em beira de rio por cinco anos. “Era ruim por causa do mau cheiro e dos ratos. Na casa nova não vamos ter estes problemas”, afirma.

Sobre o cuidado com o cão, Fabiano ficou satisfeito. “Ele é nosso companheiro, também faz parte da família, então fico feliz em ter esse tratamento pela prefeitura. Ouvimos as orientações para não deixar ele solto na rua e assim vamos fazer”, finaliza Moreira.

 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera