Publicado em 10/21/2013 5:22:33 PM

Mutirão de limpeza retira seis toneladas de resíduos da Vila Pantanal

Operação foi realizada em conjunto pela Cohab e Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Seis toneladas de lixo foram retiradas da Vila Pantanal, no Alto Boqueirão, durante um mutirão de limpeza realizado nesta segunda-feira (21). A ação foi promovida em conjunto pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e Secretaria Municipal do Meio Ambiente, com apoio da Administração Regional do Boqueirão. A Vila Pantanal é uma área de ocupação irregular que está sendo urbanizada pela Prefeitura.

O mutirão de limpeza faz parte da atuação social e ambiental que é desenvolvida com a comunidade atendida pelo projeto. Na Vila Pantanal vivem 768 famílias em situação de risco social, das quais boa parte trabalha com coleta de materiais recicláveis.  Técnicos da Secretaria Municipal da Saúde também participaram da ação e distribuíram panfletos com orientações sobre o combate à dengue e à leptospirose.

“A intenção destas operações, além de limpar a área, é conscientizar a população para que não acumule materiais sem uso, pois isto atrai insetos, ratos e outros transmissores de doenças. O trabalho de educação ambiental é importante para que as famílias mudem seus hábitos e passem a viver em um ambiente mais saudável”, afirma o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

Na semana passada, técnicos da Cohab, das áreas ambiental e social percorreram a vila e solicitaram a colaboração dos moradores no mutirão. A comunidade foi orientada a colocar em frente de casa todos os tipos de material sem utilidade, como restos de madeira, móveis sem uso, caliça (restos de construção civil), tapetes velhos e outros tipos de entulhos. Dois caminhões da Secretaria do Meio Ambiente recolheram seis toneladas de resíduos deixados pela população.

Urbanização - A Vila Pantanal, ocupada desde a década de 80, está passando por uma grande transformação.  Ao todo serão 334 novas casas construídas na própria vila, das quais 163 já foram entregues e estão ocupadas por famílias que foram reassentadas. As obras têm um custo global de R$ 10,1 milhões, com recursos da Prefeitura, governo federal e Fonplata (organismo financeiro internacional que atua nos países da bacia do rio da Prata).

Além das 334 famílias que estão recebendo casas novas, outras 434 que residem em locais sem restrições habitacionais permanecerão no local onde estão. A comunidade toda será atendida com melhoria na infraestrutura, implantação de redes de água, coleta e tratamento de esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera