Publicado em 11/8/2013 5:08:44 PM

Famílias de beira de rio vão receber novas casas no Parolin

Moradores beneficiados assinaram contratos e realizaram vistoria nos imóveis

O sofrimento do aposentado Mário Bento, 54 anos, já tem data para terminar. Na próxima terça-feira (12), ele e mais 10 famílias que vivem em situação precária na Vila Parolin vão receber as chaves de suas novas casas de alvenaria. Nesta sexta-feira (08) eles assinaram contratos e participaram de vistoria nos imóveis. A ação da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) faz parte do projeto de urbanização do local, que vai beneficiar ao todo 1.546 famílias.

Bento e sua esposa Aldeídes, 51, vivem na mesma casa de madeira há 35 anos. A frágil moradia está bastante deteriorada pelo tempo e pelos cupins. Quando chove o terreno fica alagado e dificulta a entrada e saída do casal. Ela até procura ser caprichosa e manter o lar arrumado, mas a condição em que se encontra a casa não permite que o objetivo seja cumprido. “Aqui é complicado, não adianta limpar. A casa é muito velha, as tábuas estão até podres já”, afirma.

Na próxima terça-feira eles vão se mudar para o novo sobrado, construído nas proximidades de onde já vivem. “É um antigo sonho que vai se realizar. O sobrado é perfeito e o melhor de tudo é continuar aqui nesse bairro que tanto gostamos. Na casa nova já ergui o muro e vou colocar o piso cerâmico. O sofrimento vai ficar no passado”, diz ele. Já Aldeídes não tira da cabeça a possibilidade de ter uma casa organizada. “Vai dar prazer de arrumar tudo, vou deixar a casa um brinco”, anima-se.

Projeto – A intervenção da Cohab na Vila Parolin está beneficiando ao todo 1.546 famílias – 716 com novas moradias e outras 830 que recebem obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas e implantação de redes de iluminação, água, drenagem e esgoto. Do total de novas moradias que serão construídas para reassentar famílias, 336 já foram entregues – número que chegará a 347 após esta etapa.

A urbanização da Vila Parolin conta ainda com a recuperação ambiental das margens de rio que estavam devastadas pela ocupação indevida e a construção de uma escola com 14 salas de aula que já está em funcionamento.

Para complementar o projeto, a Prefeitura implantou no local um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma creche, e reformou uma unidade de saúde, além da construção de um barracão de reciclagem do projeto EcoCidadão, já em funcionamento. Ao todo estão sendo investidos no projeto R$ 52,5 milhões, recursos do governo federal, governo do estado e da prefeitura.

“Esta união de esforços está promovendo uma grande transformação na Vila Parolin, que é a ocupação irregular mais antiga da cidade. Procuramos tirar os moradores das áreas de risco, mas estamos reassentando na mesma região, para manter os vínculos que estas famílias já possuem com o local. Eles permanecem no bairro, porém com maior qualidade de vida”, destaca o presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera