Publicado em 11/11/2013 5:57:39 PM

Famílias prestes a deixar beira de rio fazem vistoria em seus futuros imóveis

Conjunto Moradias Profetas, com 54 sobrados, será destinado a famílias que deixam situação de risco no Parolin

Na próxima quinta-feira (14), 54 famílias que vivem em condições precárias na Vila Parolin vão receber as chaves de seus novos sobrados, construídos no bairro Umbará. Nesta segunda-feira (11) os futuros residentes do Moradias Profetas participaram de uma vistoria nos imóveis. O empreendimento foi executado para transferência de famílias de áreas de risco, como parte do projeto de urbanização da Vila Parolin, intervenção da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) que está beneficiando ao todo 1.546 famílias.

O novo conjunto foi construído em uma área de propriedade da Cohab, com 12 mil m², onde existe um bosque nativo com 1,8 mil m². Esta área de proteção ambiental situada em frente aos lotes em que foram construídos os sobrados recebeu o plantio de 350 mudas de espécies variadas. Os 54 sobrados tem área de 43 m² e contam com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Um deles vai pertencer ao casal Gislaine dos Santos, 30 anos e Flávio Valazek, 25. Na casa nova eles poderão criar com mais tranquilidade o pequeno Vítor, de apenas nove meses. Nascidos e criados no Parolin, os dois estão bastante satisfeitos em mudar para o Umbará. “Morar em favela tem muitos problemas, como a sujeira e a violência. Aqui é um bairro mais tranquilo, principalmente para quem tem criança”, diz Gislaine, que é zeladora.

No sobrado novo eles pretendem erguer os muros, colocar piso cerâmico e fazer texturas nas paredes internas. “Queremos deixar o sobrado bem arrumado, pra viver de um jeito que nunca conseguimos viver lá no Parolin. Vai ser uma vida nova que começa”, afirma Valazek.

A entrega das chaves para as 54 famílias que vão ocupar o Moradias Profetas será realizada em uma cerimônia com a presença do prefeito Gustavo Fruet e do presidente da Cohab, Ubiraci Rodrigues. “Será um momento muito especial, pois a parte mais gratificante de se trabalhar com habitação é entregar as chaves de uma nova casa para uma família que viveu por anos em área de risco”, ressalta Rodrigues.

Projeto
A intervenção da Cohab na Vila Parolin está beneficiando ao todo 1.546 famílias – 716 com novas moradias e outras 830 que recebem obras de infraestrutura, como pavimentação de ruas e implantação de redes de iluminação, água, drenagem e esgoto. Do total de novas moradias que serão construídas para reassentar famílias, 336 já foram entregues – número que chegará a 390 após a entrega do Moradias Profetas.

A urbanização da Vila Parolin conta ainda com a recuperação ambiental das margens de rio que estavam devastadas pela ocupação indevida e a construção de uma escola com 14 salas de aula que já está em funcionamento.

Para complementar o projeto, a Prefeitura implantou no local um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), uma creche, e reformou uma unidade de saúde, além da construção de um barracão de reciclagem do projeto EcoCidadão, já em funcionamento. Ao todo estão sendo investidos no projeto R$ 53,2 milhões, recursos do governo federal, governo do estado e da Prefeitura.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera