Publicado em 12/3/2013 6:05:05 PM

Programa habitacional do município garante atendimento a pessoas com deficiência

Nesta terça-feira (3) é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

As pessoas com deficiência contam com um atendimento especial do programa habitacional do município. A destinação de moradias para inscritos na fila da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) prevê reserva de 3% das unidades para famílias em que exista ao menos um cidadão com deficiência. Em 2013, das 3.642 moradias entregues a pessoas da fila, 110 foram destinadas para pessoas com deficiência.

Nesta terça-feira (03) é comemorado o Dia Internacional da Pessoa Com Deficiência. De acordo com dados da ONU, cerca de 15% da população mundial (1 bilhão de pessoas) possuem alguma deficiência. No Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, o que representa 24% da população.

Além da reserva de 3% das moradias destinadas para a fila da Cohab, nos projetos de reassentamento de famílias que vivem em situação de risco social também é dedicado tratamento especial para as pessoas com deficiência. No momento em que técnicos do serviço social mapeiam uma área de risco, eles detectam o número de famílias onde há  cidadãos com deficiência. “Desta forma, os novos empreendimentos para onde são transferidos estes moradores são construídos com o número certo de unidades adaptadas a pessoas com deficiências que envolvam mobilidade”, explica o presidente da Cohab Ubiraci Rodrigues.

Unidades adaptadas
As casas adaptadas são destinadas aos usuários de cadeira de rodas. Nelas existe rampa de acesso, as portas são mais largas e o espaço do banheiro é mais amplo para facilitar o deslocamento da cadeira. “Assim garantimos mais qualidade de vida para esta parcela da população, até mesmo para quele cidadão que  vive sozinho. É uma maneira de demonstrar respeito a quem já sofre com diversos obstáculos impostos pela sociedade. Para que ao menos em sua moradia ele não encontre dificuldades”, destaca Rodrigues.

No mês de setembro, o município entregou um grande empreendimento habitacional, o Residencial Parque Iguaçu, no bairro Ganchinho, com 1.411 unidades habitacionais, entre apartamentos, sobrados e casas adaptadas. O conjunto foi ocupado tanto por famílias inscritas na fila como também por moradores que foram retirados de áreas de risco. Pessoas com deficiência visual e auditiva foram atendidos com apartamentos térreos, enquanto os usuários de cadeira de rodas ficaram com as unidades adaptadas. Ao todo foram beneficiadas 60 famílias de pessoas com deficiência.

Antes da entrega das unidades, a secretária municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdócimo, vistoriou o conjunto para verificar os aspectos de acessibilidade. “Fiquei bastante satisfeita com o que vi. O conjunto foi todo planejado antecipadamente com o projeto levando em conta as questões de acessibilidade, tanto nas áreas de circulação, como na entrada e interior das casas que serão habitadas por pessoas com deficiência. Usuários de cadeiras de rodas não encontrarão dificuldades em viver aqui”, disse Mirella.

Entrega
Na próxima sexta-feira (06) o prefeito Gustavo Fruet vai entregar 313 moradias do empreendimento Novo Bairro, também localizado no bairro Ganchinho. Do total, nove serão ocupadas por pessoas com deficiência. “A reserva de unidades para cidadãos com deficiência é uma forma que o poder público encontrou para atender as necessidades dessa parcela da população”, finaliza o presidente da Cohab.
 

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera