Publicado em 12/17/2013 5:39:18 PM

Pioneiro em Curitiba, conjunto residencial no CIC será construído pelo MCMV Entidades

Moradias Nova Primavera vai atender 352 famílias que vivem em ocupação irregular

A parceria entre o poder público e movimentos populares vai viabilizar a construção de um empreendimento habitacional no bairro CIC, no terreno onde hoje se localiza a ocupação irregular Nova Primavera. Nesta segunda-feira (16) aconteceu uma reunião na sede da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) para iniciar o planejamento da construção do novo conjunto, que terá 352 apartamentos e será construído com recursos do programa Minha Casa Minha Vida, modalidade Entidades, algo ainda inédito em Curitiba.

A obra será gerenciada pelo Movimento Popular por Moradia (MPM) com participação da Cohab e da Caixa Econômica Federal. Estiveram presentes na reunião o presidente da COHAB, Ubiraci Rodrigues; o gerente regional de governo da Caixa Econômica, Wilton Cabral; coordenadores do MPM, moradores da ocupação Nova Primavera, além do engenheiro da empresa que vai executar a obra.

“Este é um momento histórico, já que iniciamos o primeiro projeto em Curitiba realizado pelo Minha Casa Minha Vida Entidades. Esta parceria com as organizações comunitárias democratiza ainda mais o programa habitacional do município. É o poder público atuando em conjunto com os movimentos populares. Quem sai ganhando com isso é a população”, afirmou o presidente da Cohab.

Os recursos que vão viabilizar a obra serão liberados pela Caixa, que também vai elaborar os contratos de aquisição das unidades. A Cohab vai cadastrar e habilitar as famílias que serão indicadas pela entidade organizadora, o MPM. Nesta modalidade não há necessidade de licitação para execução da obra, podendo a entidade fazer a contratação direta de construtora.

As famílias que serão beneficiadas possuem renda mensal de até R$ 1,6 mil. Na ocupação elas vivem de maneira precária em casebres de madeira e barracos cobertos por lonas. O projeto prevê a construção de 22 blocos de 4 pavimentos com 16 apartamentos cada bloco. “Essas famílias vão deixar  uma condição insalubre e passarão a viver em imóveis de boa qualidade”, explica Ubiraci Rodrigues.

« voltar
 

Rua Barão do Rio Branco, 45 - Centro - Curitiba - PR | CEP: 80010-180 | Fone: 0800-413233 - (41) 3221-8100

Desenvolvido por GPA'prospera